25. jun, 2020

JÓ - Introdução

A VISÃO DO EVANGELHO EM RELAÇÃO AO GRANDE JÓ 

 

Para estudar este personagem bíblico, JÓ, teremos que apresentar um cenário com outros personagens. Também será necessário se desarmar dos tentáculos das religiões e se enquadrar, unicamente, nas TRÊS ESCOLAS BIBLICAS, assim teremos um norte ou um foco a seguir.  Estas ESCOLAS são:

  1ª – A ESCOLA PROFETICA;

  2ª – A ESCOLA DO MESTRE e

  3ª – A ESCOLA APOSTÓLICA.

Os personagens que me refiro são pano de fundo importantíssimo, merece assim, um pouco de atenção e carinho para entender “O CONJUNTO DA OBRA. São eles:

  1º - JÓ;

  2º - ELIFAZ – (Jó 15);

  3º - ZOFAR – (Jó 20);

  4º - BILDADE – Jó 25)

  5º - ELIUL – (cps. 33 ao 37) e

  6º - YAHWER – DEUS (cps. 38 ao 42).

Note que Eliul não está na lista de oração de Jó para os “amigos” que “por falta de juízo, não aconselharam à Jó com a verdade", foram achados em falta segundo Deus (Jó 42:8,9).

Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó. Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó.

O LIVRO DE JÓ a presença de sua história é em toda extensão da obra literária, claro, junto aos três “amigos" questionadores, julgadores e conselheiros do mal. Temos também a riqueza deste homem e sua família, sem dúvidas perdidas logo no início do LIVRO graças ao desconforto religioso de Jó, pois isto é claro logo no capítulo 3, na oração desesperada e dos holocaustos feitos todos os dias pelos seus sete filhos e nenhum cuidado com suas três filhas – mulher não tinha valor na concepção religiosa do ilustre Jó. Somente após os capítulos 32 ao 37, graças a intromissão do ELIUL, nosso personagem passa a entender o significado da palavra AMIGO que o prepara para o encontro com Deus, que faz algumas exigências, isto do capítulo 38 ao 42.

Será uma SAGA fantástica estudarmos juntos a VIDA DE JÓ, SEGUNDO O EVANGELHO.

 

Por Israel Sarlo

 

Insta: @blogocaminho

www.ocaminhoeavida.com

www.facebook.com/caminhoeavida

Contato: ocaminhoeavida@hotmail.com