19. jul, 2020

FAMÍLIA - parte 04

Textos: Gálatas 2:7; 1 Coríntios 1:12-15, 1 Coríntios 12: 11-27, 1 Coríntios 15: 46; Apocalipse 4:6-8, Ap 19: 12, Ap 5:6; Salmos 119: 99-106; Efésios 5; Deuteronômio 30:15

 

A ESCOLA APOSTÓLICA NOS CONTA A HISTÓRIA VERDADEIRA da FAMÍLIA CRISTÃ.

FAMÍLIA E SEUS ADORNOS – AMIGOS. A ESCOLA APOSTÓLICA ERA UM CLÃ FAMILIAR.

Quando estudo sobre  ESCOLA APOSTÓLICA, a FAMÍLIA CRISTÃ, é provado no rápido diálogo entre O MESTRE (filho) e MARIA (mãe) e a ESCOLA APOSTÓLICA: (João 19:26,27) “Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa”.

No início de uma FAMÍLIA, tudo é novo, e é o tempo quem cuidará do ajustar. Uma NOVA FAMILIA, FAMILIA CRISTÃ e percebam que Maria é chamada de mulher e João de discípulo do Mestre. Muitas coisas seriam feitas erradas, afinal a nova FAMILIA estava no estágio inicial, eram como crianças, precisariam de um mentor experiente e foi assim a vinda de Saulo de Tarso, assim como Abraão, Jacó, seu nome também fora mudado para Paulo. 

1. PAULO DO JUDAÍSMO AO CRISTIANISMO: Para entendermos estes textos precisamos de história, e, sem dúvidas Paulo da TRIBO DE BENJAMIM,  aluno do grande Gamaliel e com cidadania romana, com 14 CARTAS DOUTRINÁRIAS E PASTORAIS, sem falar de sua biografia no LIVRO DE ATOS nos trazendo a verdade em forma de “CULTO RACIONAL”.

Paulo, o POLÊMICO, teve grandes problemas com a NOVA FAMÍLIA. Era necessário quebrar os aguilhões do judaísmo. Entender que a promessa feita ao SEMITA ABRAÃO é que ele seria “Pai de muitas nações” (Gn.15). Era necessário quebrar a ideia de exclusividade dos HEBREUS com direito a entrada além do véu. Precisava explicar que, no templo “o véu já havia se rasgado de cima para baixo", dai os desentendimentos entre as “COLUNAS" Pedro, João e Tiago que causou o grande problema religioso e de interpretações particulares causando assim o surgimento da divisão. 

2. DOIS EVANGELHOS: PEDRO E PAULO – ESTARIA CRISTO DIVIDIDO?

O trabalho de Paulo, entre os MEMBROS DA NOVA FAMÍLIA, não era de irmão, mas sim de AMIGO e ser AMIGO não significar dizer o que você quer ouvir. É o papel de médico, segundo Ezequiel, “transplantar coração”, segundo o próprio Paulo “Transformar mentes" – METANOIA.

A FAMILIA estava dividida e cheia de convicções religiosas – DOIS EVANGELHOS?

EVANGELHO para gentios (incircuncisos)  e EVANGELHO para judeus (circuncisos): Gálatas 2:7 “antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão”.

1 Coríntios 1:12 - “Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo.

1 Coríntios 1:13 - “Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?” 

1 Coríntios 1:14 - “Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio”. 

3. AMIGO SÃO EMPÁTICOS E APOCALÍPTICOS: Na CONSTITUIÇÃO DA IGREJA (INSTITUIÇÃO DE DEUS NA TERRA), segundo Paulo, suas “COLUNAS", ou bases da IGREJA PRIMITIVA  em Jerusalém, não trouxe e a ele, Paulo. Nada que acrescentasse sua vida Cristã, pois não eram “COLUNAS" alicerçadas no EVANGELHO, mas sim na TORÁ. Haviam lá, em Jerusalém Pedro, João e Tiago preconceituosos quanto aos gentios. Usava ainda a circuncisão e outras tradições do judaísmo. Era necessário que, no mínimo, “dois ou três reunidos no nome de Jesus” criassem elos de AMIZADE, e não a irmandade judaica segundo o leviriato , mas sim MELQUISEDEQUE – assim o MESTRE estaria presente.

4. NÃO UM ROL DE IRMÃOS MAS UMA LISTA DE GRANDES AMIGOS – A ESCOLA APOSTÓLICA: AMIGOS foram e são OS ADORNOS OU OS ACESSÓRIOS DA IGREJA – DIFERENTES DOS ADORNOS DOS TABERNACULOS E TEMPLOS: O papel de “ SERVO" e “IRMÃO” passa a serem secundários, pois o Mestre disse que as “coisas" do Pai seria e serão reveladas aos “AMIGOS".

Segundo o EVANGELHO o que significa AMIGO E IGREJA? Se lembram das divisões do ESPIRITO DO HOMEM? COMUNHÃO, INTUIÇÃO e CONSCIÊNCIA.  Como isto é possível e que benefício traz, ao contrário do irmão e servo? AMIGOS trazem mais olhos, mais ouvidos, bocas, olfato mais apurado, mais braços, mais pernas em nosso único CORPO. 

De leve, vamos a alguns textos?

Apocalipse 19:12 “Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitas coroas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo”.

Apocalipse 5:6  - “E olhei, e eis que no meio do trono e dos quatro seres viventes, e no meio dos anciãos, estava um Cordeiro, como tendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra”.

Apocalipse 4:6-8 - “também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir”

Apocalipse 2:18 - “E ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os seus olhos como chama de fogo e os seus pés semelhantes ao bronze reluzente”.

Seria muito bom lermos Efésios 5, sabre a “ARMADURA DE DEUS" e 1ª Coríntios 12:11-27. Não temos mais dúvidas da AMIZADE – “ FAÇA UMA LISTA".

Convido você aassistir ao vídeo desta aula, e a ouvir com atenção para que chegue ao seu entendimento que a família deve ter como membros AMIGOS.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 

Insta: @blogocaminho

www.ocaminhoeavida.com

www.facebook.com/caminhoeavida

Contato: ocaminhoeavida@hotmail.com