26. jul, 2020

FAMÍLIA - parte 05

Textos: Mateus 7:22-27, Mateus 10: 33-37, Mateus 15:4, Mateus 19:19 e 29, João 3:16, João 14: Atos 16:31, Exodo 20:5, Atos 5: 34-40, 2 Pedro 2:4, Hebreus 10:9

 

Nos últimos estudos bíblicos e neste abordamos o tema Família, o qual abrange també Deus e Amizade. Esses três pilares (família, Deus e amizade) nos servem de exercício do “Amor e Doação”. O amor tem a profícua missão de doar, de substituir, ou melhor, transformar o que não é bom por aquilo que é bom! E esse processo exige correção, admoestação, confiança e o querer bem um do outro. Destaco essa ponderação para que você entenda que o assunto abordado neste estudo reafirma que Cristo é e deve ser o nosso fundamento, base para qualquer estrutura. Fora disso, tudo se desfaz, não se sustenta, até mesmo a Família. 

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram... Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda. Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.” (Mateus 7: 13-29)

A família “constituída na areia” torna-se volátil e pesada por ter seus laços firmados na infidelidade, na barganha, desconfiança, desunião, mentiras, preferências, brigas e etc. Na contrução da familia sobre a areia, o amor não é voluntário. Já na Graça, ou seja, a família firmada na rocha que é Cristo, o amor é gratuito, voluntário, há perdão, tolerância, paciência, misericórdia, longanimidade, temperança, domínio próprio, e etc. A estrutura familiar biológica/sanguínea que subtrai/herda também genealogia psíquica (almática) precisa ter sua raiz cortada e ser enxertada na genealogia de Jesus. Porque em Jesus foi cumprida toda a lei do homem. Por intermedio de Jesus, a lei foi crucificada; essa dívida criada pela lei humana foi quitada na cruz! 

Na Graça, na rocha, a família exerce o Amor racional e assim abandona o seu estado emotivo e instintivo equivocadamente chamado de “amor”.

O amor racional está bem especificado em 1a Coríntios 13.

Convido você a assistir ao vídeo desta aula, e a ouvir com atenção para que chegue ao seu entendimento que a família deve ser EDIFICADA NA ROCHA.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO.


por Israel Sarlo

Insta: @blogocaminho

www.ocaminhoeavida.com

www.facebook.com/caminhoeavida

Contato: ocaminhoeavida@hotmail.com