23. ago, 2020

CURIOSIDADE: 2. RELIGIÕES E SUAS DÚVIDAS

2. RELIGIÕES E SUAS DÚVIDAS - Cont.  (RELIGIÕES AFRICANAS).

Aqui, no Brasil, a religião dos IORUBAS, da região africana Ocidental, e muito cultura. Nesta região deste continente tem o maior número de praticantes – acredita-se quase 20 milhões na Nigéria  e nos demais países fronteiriços, como o Benin. A coletividade ioruba era dominada por uma sociedade secreta onde alto representante eram nomeados para exercer poder público como rei.

ATENÇÃO:  esta sociedade secreta reza que o membro deste “CLUBE" fechado, isto é,  ser membro de alto padrão significa falar uma língua ininteligível aos profanos e praticar formas de arte hierática: Hierático  - escrita sacerdotal é a qualidade relativa às coisas sacerdotais, sagradas ou religiosas.

Na arte,  hieratismo é estilo que obedece aos parâmetros religiosos do tema sempre com acentuada majestade e rigidez. Na literatura, diz-se hierática a escrita de difícil compreensão porque destinada ao leitor iniciado ou da classe sacerdotal. O segredo iniciático, O CULTO INTERNO dos OGBONIS continua sendo um mistério. A deusa central se chama ONILA, Grande Deusa Mãe do ile, que é o mundo elementar no estado caótico, antes de organizar-se. O ile opõe-se, por um lado, orum, que é o céu  enquanto princípio  organizado, e, por outro ao aiyê, o mundo habitado, proveniente da intervenção  do orum no ele. Os ORIXÁS, que são objetos de CULTOS EXOTÉRICOS, e o deus otiosus Olorum, que não é cultuado, a presença do ile na vida dos IORUBAS é  carregada do inquietante mistério  da ambivalência feminina. A deusa Iemanjá é fecundada  pelo próprio filho Orange, e os produtos do incesto constituem grande número de deuses e “espíritos”. Iemanjá e a mestra das feiticeiras iorubas, que a tomaram como modelo dado o desenrolar excepcional e atormentado de sua vida. Outra situação associada  à feiticeira, e a esterilidade, representada pela deusa Olôkun, mulher de Odudua.

É claro que todas estas histórias não chegaram e nem deixam chegar aos cultuadores da IEMANJÁ no final de ano. São TEFILINS que passam a existir nas vidas das pessoas que frequentam terreiros tanto de Umbanda, quimbanda ou candomblé. As pessoas não se preocupam com as historias, mas com a solução de seus problemas, assim são tantas religiões chamadas de CRISTÃS que usam, mudando só a embalagem, o mesmo conteúdo.

Percebam que os INCESTOS entre estas religiões eram cultuados e hoje muito conveniente no Brasil e com muitos adeptos.

Na próxima aula vamos falar da influencia de VÊNUS, Grécia. Também falaremos de Oshun, ligado ao divórcio e escândalos; também teremos EXÚ, Obama lá, Olodumaré e etc... Claro que teremos uma ideia destas influências em todos os cultos religiosos. Vocês acham que estupros de vulneráveis se dá sem razão? Provérbios 26:2 “Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu voar, assim a maldição sem causa não encontra pouso”. Existem causas terríveis crianças em nossas mentes. Ela, nossa mente, pode ressuscitar os TEFILINS / TERAFINS mortos na imaginação, no físico, portanto, assinando as desgraças em toda ÁRVORE GENEALOGICA. Só a VERDADE (Evangelho de Cristo) LIBERTA. 

Por Israel Sarlo.

 

Insta: @blogocaminho

www.ocaminhoeavida.com

www.facebook.com/caminhoeavida

Contato: ocaminhoeavida@hotmail.com