14. set, 2014

"A ESCOLA DO MESTRE" - Aula 49

CRER - ESTAR - SER - DIZER - PERMANECER - FAZER e IR.

 

"Não crês que EU estou no PAI e o PAI está em MIM? As palavras que EU vos digo não as digo por MIM MESMO; mas o PAI, que permanece em MIM, faz as SUAS obras. Crede-me que ESTOU no PAI, em MIM crede ao Menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em MIM fará também as obras que EU faço e outras maiores fará, porque EU vou para junto do PAI" (Jo. 14:10-12).

 

Eu sempre amei todo este texto de João 14. É para mim, uma declaração vinda do coração do MESTRE, nascida no coração do PAI.

 

O texto em questão nos dá alguns verbos importantes. são eles:

CRER;
ESTAR;
SER;
DIZER;
PERMANECER;
FAZER e
IR.

 

Logo no início de João 14, O MESTRE nos dá uma aula de consolo dizendo "Não se turbe vosso coração; credes em mim". Claro, logo no início de sua aula Ele prepara seu COLÉGIO, seus doze alunos para uma batalha enorme. Primeiro o aprender nos três anos de curso intensivo com a presença dEle e logo depois deparar com sua ausência precedida com a vergonha de ver o MESTRE sendo comparado com maldito e morto na pior morte entre os bárbaros – morte de CRUZ, segundo os sacrifícios judaicos – O SACRIFÍCIO DE EXPIAÇÃO, fora da cidade e não tendo nada de aproveito do CORDEIRO – tudo queimado, nada aproveitado nas panelas dos sacerdotes levitas das famílias Gersonitas e Meraritas.

 

Ele estava preparando seus APÓSTOLOS e DISCÍPULOS também para o que viria após sua morte e ressurreição. Preparava sua IGREJA para os séculos vindouros e não é sem sentido que João, em Pátimos, usado pelo MESTRE, escreve as famosas SETE CARTAS a IGREJA, dividindo-as em SETE etapas em que sofreria em suas épocas e são elas:
ÉFESO;
ESMIRNA;
PÉRGAMO;
TIATIRA;
SARDES;
FILADÉLFIA e
LAODICEIA.

 

É claro que hoje somos representantes de uma destas ETAPAS, por isto a necessidade de cada um de nós buscar nos localizar e trabalhar para chegarmos a MEDIDA de VARÃO PERFEITO, isto é, ter entendimento dos erros de cada época da IGREJA, ou melhor, o que seus dirigentes fizeram para que a OPERAÇÃO do ERRO esteja tirando o sentido real do CORPO de CRISTO – O AMOR E A MISSÃO.

 

O MESTRE nos dá uma aula em sua "ESCOLA", dizendo para não nos turbarmos, crer nEle. Por isto pergunta:


Não crês que EU estou no PAI?
Não crês que o PAI está em MIM?
Não crês nas palavras que vos falo?
Não crês nas obras que faço?
Não crês que estas obras vêm do PAI?
Não crês que aquele que está em mim faça estas mesmas obras e maiores?
Não crês que vou para junto de meu PAI?

 

Esta aula em João 14 também é endereçada a você, a mim e a todos nós. Afinal, bem ou mal, fazemos parte da HISTÓRIA da IGREJA, mesmo que não saibamos de como ela está segundo as SETE CARTAS endereçadas a estas ÉPOCAS e isto também agora não importa desde que tenhamos nosso OBJETIVO na IGREJA de FILADÉLFIA, mas que aprendamos com as demais. E como isto acontece? Simples: existem sete VERBOS usados no texto, se você em meio as suas tempestades usar entender que cada um destes SETE VERBOS são suas SETE METAS e em cada uma exercer sua FÉ, tenha certeza que seu CRISTIANISMO é verdadeiro e que você já está no CAMINHO com a VERDADE em busca da VIDA ABUNDANTE.

 

Lembre-se que todas as CIRCUNSTÂNCIAS daqueles que lhe perseguem terão o mesmo curso dos RIOS: estão a caminho do OCEANO e o OCEANO é composto de todos aqueles que NASCERAM de NOVO e hoje se tornaram o CORPO do MESTRE.

 

Bom fim de semana a todos e saibam que eu, Israel, aprendi muito com esta aula do MESTRE.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida