29. set, 2014

A ESCOLA DO MESTRE - Aula 53

"Minha alma está cheia de tristeza até a morte..."
"Vigiai comigo..."

"Passe de mim este cálice..."
"Nem uma hora pudestes vigiar comigo?"

(Mateus 26:28-40)

 

 

Hoje queremos trazer mais uma grande lição extraída da "ESCOLA DO MESTRE" - esta lição me faz lembrar de FAMÍLIA.

 

Em Mateus 11:11 achamos esta expressão do MESTRE que nos ensina: "... entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é menor no REINO dos CÉUS é maior que ele".

 

Tanto o texto do Getsêmani, como o que se refere à João Batista tem muito a ver com FAMÍLIA.

 

O MESTRE chamou seus doze apóstolos e os dividiu em dois grupos neste momento tão crucial de seu MINISTÉRIO TERRENO - nove dos doze ficaram em certa distância, não estavam preparados para este momento do Mestre, de OFERENDA e de preparação para o GRANDE e ÚNICO HISTÓRICO HOLOCAUSTO, em favor da HUMANIDADE - O CORDEIRO de DEUS que tiraria o PECADO do MUNDO via CRUZ. Já o segundo grupo, composto apenas de três pessoas - JOÃO, TIAGO, seu irmão, e PEDRO. A estes cabia a MISSÃO de se manterem acordados, em vigia enquanto o MESTRE tinha seu suor transformado em sangue, afinal sua alma estava cheia de tristeza, segundo Ele, até a morte. O cálice que teria que beber era uma "cicuta" mais dolorida que qualquer mordida da maior serpente e mais venenosa existente no mundo - ELE ESTAVA SENDO PREPARADO PARA SEU BATISMO DE MORTE (Rm. 6:4-8; Mc. 10:38; Lc. 12:50; 1ª Pd.3:21 etc.).

 

O MESTRE pediu ao segundo grupo: "Vigiai comigo... minha alma está triste até a morte". Ali havia nove homens distantes, não preparados para aquele momento; ali, bem mais próximo, estavam os três homens mais qualificados, três apóstolos e entre estes Tiago, irmão (de sangue) de Jesus. O MESTRE estava só neste momento de angústia: "nem uma hora pudestes vigiar comigo?" Vigiar para não fracassar? O MESTRE realmente pediu ao PAI que não o fizesse beber daquele CÁLICE. Ele precisava de ajuda? Como FILHO do HOMEM sim. Ele nos ensina que em momentos de angústias precisamos uns dos outros, mesmo que alguns fiquem mais afastados e outros mais próximos. Você tem grupos que estão estrategicamente divididos nos momentos de suas necessidades?

 

Existiram fases importantes na vida do MESTRE que precisamos entender. Vamos a elas?

 

1ª - A FASE do nascimento - A MANJEDOURA;
2ª - A FASE dos doze anos - ENTRE OS DOUTORES DA LEI;
3ª - A FASE do anonimato - DOS DOZE AOS TRINTA;
4ª - A FASE do batismo - BATISMO DE JOÃO BATISTA;
5ª - A FASE da escolha - SEUS AMIGOS PARA SEU APOSTOLADO;
6ª - A FASE do deserto - TEMPO DE ESCOLHA ENTRE O BEM E O MAL;
7ª - A FASE pública de seu ministério - MILAGRES, MARAVILHAS E PREGAÇÃO;
8ª - A FASE política - ROMA X CÉSAR;
9ª - A FASE política religiosa - O JUDAÍSMO;
10ª-A FASE do cumprir a lei - ROMANA E RELIGIOSA - JUDAÍSMO;
11ª-A FASE de sofrimento - A PRÉ e a CRUZ e
12ª-A FASE da ressurreição - SEU MINISTÉRIO MAIOR DE 40 DIAS.

 

Na FASE 7ª Ele dá uma declaração bombástica sobre a REAL FAMÍLIA dizendo: "Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos? Estendendo sua mão para seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos" (Mt. 12:47-49). É claro que o modelo que hoje temos de FAMÍLIA vem desde os tempos patriarcais e se estendendo para os tempos da LEI, e se observarmos atentamente veremos o que era a FAMÍLIA nestas épocas. A mulher teria que se sujeitar ao marido com seus HARÉNS e ai delas se fossem estéreis, seriam substituídas sumariamente em suas camas. Na ANTIGA ALIANÇA a mulher não passava de um vaso usado pelos homens, sabiam disto?

 

Eu não sei em quais destas DOZE FASES você se enquadra. Não posso lhe julgar, embora a BÍBLIA nos diz que pelo fruto se conhece a árvore. Não sei se você continua menino, precisando dos cuidados paternos e entre animais em seu berço. Não sei se consegue se destacar entre seus mestres em sua pré-adolescência. Também não sei se está na FASE 3ª, desconhecido como cristão. Se está somente ligado ao Batismo de João. Não sei se está sabendo escolher seus amigos para que lhe sirvam de pilastras para seu futuro. Ou será que sua FASE é a do DESERTO, será que está sabendo escolher acertadamente entre o BEM E O MAL? Será que ainda está na FASE dos milagres e maravilhas e não o da PREGAÇÃO? Você ainda está sob os regimes religiosos e entre as leis terrenas, você ainda se corrompe? Será que a FASE 11ª, o SOFRIMENTO, tem sido sua marca maior?

 

O que eu espero de você? Espero que já tenhas RESSUSCITADO com ELE, assim como da mesma forma BATIZADO EM SUA MORTE, pois somente desta maneira, mesmo sendo MENOR no REINO dos CÉUS, serás MAIOR entre os homens deste mundo, MAIOR que JOÃO BATISTA.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida