Pentateuco

12. out, 2014

TRIBO de LEVI com suas três importantes famílias e da divisão SACERDOTAL existente nesta referida tribo. Preferimos iniciar com a TRIBO de LEVI pela importância SACERDOTAL na vida do JUDAÍSMO e porque também a influência de MOISÉS, Levita da família Coatitas, e de seu irmão ARÃO, SUMO-SACERDOTE, afinal o ARÃO foi eleito SACERDOTE e MOISÉS o LEGISLADOR e como queremos a verdade não poderíamos deixar de dizer que estas duas posições no judaísmo sempre foram fundamentais, pois MOISÉS legislava para o povo político (Jacó) e ARÃO interpretava para o povo religioso (Israel).

 

Sem dúvida que os três quarenta anos de MOISÉS foram de grande proveito. Segundo o Livro de Atos 7 MOISÉS era um homem de conhecimento fantástico. Foi criado no palácio com Faraó, seu avô adotivo, e lá ficou seus primeiros quarenta anos. Logo depois fugiu para Midiã e lá conheceu o SACERDOTE Jetro que logo se transformou em seu sogro. Zípora foi sua esposa e lá ficou mais quarenta anos. E, finalmente, voltou ao Egito para então dá início ao ÊXODO, isto é, a saída o povo de Israel da escravidão e no deserto seus últimos quarenta anos. Foi lá, no deserto que recebeu o DECÁLOGO e disse ter conversado com Deus. Seria bom entendermos que MOISÉS teve seu tempo também de profeta e como tal foi fantástico, mas teve seus problemas e também seria bom salientar que foi MOISÉS quem escreveu a TORÁ ou o PENTATEUCO ou os CINCO primeiros livros da BÍBLIA:

GÊNESIS;
ÊXODO;
LEVÍTICO;
NÚMEROS e
DEUTERONÔMIO.

 

Você sabia que a história não conheceu mais do que duas BÍBLIAS que podem ser consideradas como tais:
A BÍBLIA RABÍNICA, que inclui a TORÁ ORAL e
A BÍBLIA CRISTÃ, que acrescenta o Novo Testamento.

 

Poderia ter-se formado uma terceira, a BÍBLIA GNÓSTICA, porém não passou de uma intenção fracassada, como o foi à própria religião gnóstica. A BÍBLIA "enxuta", quer dizer, o Antigo Testamento sozinho e independente como o estuda hoje a crítica moderna na BÍBLIA HEBRAICA, nunca existiu. Quer dizer, antes da formação das tradições rabínicas e cristãs, existiu uma coleção de escritos sagrados da antiga religião de Israel. A coleção começou a formar-se ao mesmo tempo em que se integrava na tradição judaica, que desde o primeiro tempo a acompanhou, assinalando os limites, o texto de cada livro e os canais de interpretação dos mesmos.

 

Tanto no judaísmo como no cristianismo não se pode falar da existência da "BÍBLIA" até o momento em que começa a ser delimitado o CANÔN. Este não ocorreu até o momento em que começou a tomar corpo uma tradição interpretativo, que passa a ter valor autoritativo e canônico. No judaísmo o processo de fechamento do CÂNON das ESCRITURAS e da formação paralela da TRADIÇÃO ORAL situa-se basicamente entre os século II aC e II dC. No cristianismo este processo consumou-se praticamente no final do século II, quando o núcleo básico dos livros do NT já acompanhava o conjunto do AT. No judaísmo, a MIXNÁ e o TALMUDE não faziam parte das ESCRITURAS, porém constituíam o CÂNON de interpretação das mesmas. No cristianismo, ao contrário, o NT passa a fazer parte integrante do CÂNON das ESCRITURAS e constitui, também ele, o CÂNON de interpretação do AT.

 

Claro que existem palavras aqui que com o tempo iremos explicar, por exemplo:
A TORA ORAL;
A ESCOLA E BÍBLIA RABÍNICA;
AGNÓSTICOS;
CÂNON;
TALMUDE;
MIXNÁ;
ALEGORIAS
TANAK (V.T.) e etc.

 

Vamos ficar perplexo quando entendermos o que significa a TORÁ ORAL, de geração para geração, passando verdades que depois MOISÉS colocou em forma de escrita. Imagine quantas alterações foram feitas, coisa que não aconteceu com o EVANGELHO, pois este é um CÓDIGO, somente os nascidos de novo entendem e este é um LIVRO, segundo João em Pátimos, foi selado com o selo do REINO do PAI. Não tem como ser adulterado. Não estou falando dos QUATRO LIVROS BIOGRÁFICOS:
MATEUS;
MARCOS;
LUCAS e
JOÃO.

 


Estes nunca foram EVANGELHOS, como disse LIVROS BIOGRÁFICOS. Vocês sabiam que o EVANGELHO foi pré-anunciado a ABRAÃO: "Ora, tendo a ESCRITURA previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o EVANGELHO a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos" (Gálatas 3:8). Antes mesmo dos LIVROS BIOGRÁFICOS ficarem prontos, Paulo escreve aos romanos o seguinte texto: "Pois não me envergonho do EVANGELHO, porque é o poder de Deus..." (Romanos 1:16) Note: EVANGELHO e não Evangelhos. O próprio Jesus no capítulo quatro de Mateus, versículo 23 que diz: "Percorria Jesus a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o EVANGELHO (não evangelhos) do REINO...".

 

Voltando à BÍBLIA –
Uma aproximação crítica e moderna à BÍBLIA não faz senão reviver os primeiros encontros, e o primeiro desencontro, do judaísmo e do cristianismo com a critica racional dos gregos nos tempos do HELENISMO. O desafio da hermenêutica continua sendo o de introduzir o discurso racional no curso da traição bíblica. Presta a atenção na palavra TRADIÇÃO BÍBLICA. A hermenêutica pós-moderna e pós-crítica persegue um equilíbrio entre a ciência crítica e a consciência tradicional. Este livro conclui com um breve capítulo sobre alguns aspectos da hermenêutica contemporânea, cujo conhecimento é pressuposto necessário para todo exercício hermenêutico de compreensão de texto especialmente clássicos e religiosos antigos.

 

 

Israel Sarlo

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4. out, 2014

Em hebraico, os judeus designavam, e designam, ainda, cada livro pela primeira palavra, ou pela primeira palavra importante de seu texto.

 

O Gênesis divide-se em duas partes desiguais:

 

1ª- (Gn 1-11) narra a história primitiva sendo, assim, como o que o pórtico da história da salvação, da qual a Bíblia inteira vai falar:
A- Remonta as origens do mundo e estende sua perspectiva à humanidade inteira.
B- Relata a criação do universo e do homem.
C- A queda original e suas conseqüências.
D- A perversidade crescente castigada pelo dilúvio. A partir de Noé, a terra se repovoa, mas listas genealógicas cada vez mais restritas concentram finalmente o interesse em Abraão, pai do povo eleito.

 

2ª- (Gn 12-50) é formada pela história dos patriarcas; ela recorda a figura dos grandes ancestrais:

 

ABRAÃO, o homem da fé, cuja obediência é recompensada por Deus, que promete, para ele, uma posteridade e, para seus descendentes, a Terra Santa (Gn 12:1; 25:18).

 

JACÓ, o homem da astúcia, que suplanta seu irmão Esaú, rouba a bênção de seu pai Isaac e vence em esperteza seu tio Labão. Mas de nada lhe serviriam todas essas habilidades, se Deus não o tivesse preferido a Esaú desde antes de seu nascimento e não lhe tivesse renovado as promessas da aliança concedidas a Abraão (Gn 25:19; 36:43). Entre Abraão e Jacó, Isaac é uma figura bastante apagada, cuja vida é narrada sobretudo em vista da de seu pai ou de seu filho.

 

Os doze filhos de Jacó são os ancestrais das Doze Tribos de Israel. A um deles é consagrado todo o final do Gênesis: os caps. 37 – 50 (menos 38 e 49) são uma biografia de José.

 

JOSÉ, o homem da sabedoria. Esta narração, que difere das precedentes, se desenvolve sem intervenção, mas ela toda é uma lição: a virtude do sábio é recompensada e a Providência divina converte em bem as faltas dos homens.

 

 

Israel Sarlo 

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3. out, 2014

Os cinco primeiros livros da Bíblia formam um conjunto que os judeus denominam "LEI", ou TORÁ.

 

O primeiro testemunho certo desta denominação encontra-se no prefácio do ECLESIÁSTICO, e ela já era de uso corrente no começo da nossa era, por exemplo, no Novo Testamento (Mt.5:17; Lc.10:26; cf. Lc.24:44).

 

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir". (Mt. 5.17)

 

Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? O que está escrito na Lei?, respondeu Jesus. Como você a lê? Ele respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Disse Jesus: Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá". (Lc 10. 25-28)

 

E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". (Luc 24. 44)

 

O desejo de obter cópias manejáveis desse grande conjunto fez com que se dividisse seu texto em cinco rolos de tamanho quase igual. Daí provém o nome que lhe foi dado nos círculos de língua grega: he pentateuchos (subentendido bíblos), "O livro em cinco volumes", que foi transcrito em latim como Pentateuchos (subentendido liber), donde a palavra portuguesa PENTATEUCO. Por sua vez, os judeus de língua hebraica deram-lhe também o nome de "os cinco quintos da Lei".

 

ESSA divisão em cinco livros é atestada antes de nossa era pela versão grega dos Setenta. Esta __ e seu uso se impôs às igrejas __ intitulada os volumes segundo o seu conteúdo:

 

GÊNESIS _ (porque começa pelas origens do mundo).
ÊXODO _ (porque começa com a saída do Egito).
LEVÍTICO _ (porque contém a lei dos sacerdotes da tribo de Levi).
NÚMEROS _ (por causa dos recenseamentos dos capítulos 1 à 4)
DEUTERONÔMIO _ ("ou a segunda lei", de acordo com uma interpretação grega de Dt.17:18).

 

 

Israel Sarlo

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