11. mai, 2015

ESCOLA DO MESTRE - Aula 85

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem". (Lucas 21:33-36).

 

Quando resolvi escrever sobre a ESCOLA DO MESTRE, foi para trazer as MENSAGENS ESCONDIDAS NOS TEXTOS pregados por ELE. É claro que o homem natural jamais entenderá estas BOAS NOVAS, elas foram escritas para os NASCIDOS DE NOVO. Este banquete está a disposição de todos aqueles que com ELE foram batizados em sua morte, mas que também com ELE RESSUSCITARAM em sua RESSURREIÇÃO. Estes textos ou este MATERIAL da ESCOLA DO MESTRE, não podem serem explicados ao pé da letra, pois a “LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”.

 

No texto de hoje me chama a atenção o versículo 36 quando ELE nos fala de nossa responsabilidade:

- É PRECISO VIGIAR;

- É PRECISO ORAR EM TODO O TEMPO;

- É PRECISO SER HAVIDO DE DIGNIDADE;

- É PRECISO PREVENÇÃO EM RELAÇÃO ÀS COISAS QUE PODEM CARREGAR OS CORAÇÕES DE LIBERTINAGEM, BEBEDEIRAS E ANSIEDADES DA VIDA.

- É PRECISO ESTAR EM PÉ, EM POSIÇÃO DE LUTA DIANTE DO FILHO DO HOMEM.

 

O interessante neste texto, veja o versículo 33, Ele avisa que o céu e a terra passarão, mas as palavras dele sempre estarão acima, tanto do céu como da terra. Claro que fala do céu que cobre a terra.

 

Já no versículo 34, Ele pede algo extraordinário: “... olhai por vós...”. Não manda olhar para este ou aquele indivíduo. Nem mesmo pede que olhe para Ele. Está de pé diante dEle e pronto para qualquer situação sim. E, Paulo nos lembra da necessidade de cada um examinar a si mesmo (1 Coríntios 11:28). Da necessidade de trabalhar com este primeiro homem e agora o Mestre nos leva para este mesmo pensamento: “...olhai por vós...”. Ou seja, cuidado com seu CORAÇÃO:

 

- OS PENSAMENTOS QUE POVOAM SUA MENTE;

- A CONSTRUÇÃO QUE SEUS PENSAMENTOS EDIFICARAM EM SUA VONTADE ;

- A SITUAÇÃO EMOCIONAL QUE SEUS PENSAMENTOS TE LEVARAM A DEPRESSÃO VIA RELIGIÃO e

- A CONSCIÊNCIA DE TUDO ISTO.

 

Se você não tem CONSCIÊNCIA de todos os problemas oriundos em sua ALMA, o seu VIGIAR não terá sentido algum, pois vai continuar orando e os CUIDADOS DA VIDA continuarão e eles, os CUIDADOS, lhe servirão de distração, fetiche que se transformarão em idolatria. E quando descobri que sua religiosidade de nada serviu ou servirá, não haverá mais tempo, pois todo o EXERCICIO que teria que ser feito para que de “PÉ ESTEJA JUNTO DO FILHO DO HOMEM...” será inútil. Você não saberá que “destino” tomar – OS CUIDADOS DA VIDA lhe absorveram todo o tempo.

 

No versículo 35, o MESTRE nos adverte também de “um LAÇO sobre todos os que habitam a face de toda terra”. Se cuidadosamente buscarmos entender este versículo, iremos imediatamente para Hebreus 12:1-2 que fala sobre este LAÇO, vejamos:

 

“Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo EMBARAÇO (Laço) e o PECADO que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência, a carreira que nos ESTÁ proposta, olhando pra Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suporta a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.

 

É preciso entender os EMBARAÇOS ou LAÇOS e saibamos que existe uma PROPOSTA. Olhe que neste texto aos HEBREUS Ele está assentado como se estivesse nos esperando para a grande VITÓRIA.

 

Que este texto lhe faça refletir mais sobre esta MATÉRIA da ESCOLA DO MESTRE.

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida