8. jun, 2015

ESCOLA DO MESTRE - Aula 86

A ESCOLA DO MESTRE, HOJE COM O PROFESSOR PAULO.

 

O QUE QUER DIZER ETERNIDADE?

Se CRISTO foi ONTEM;

Se CRISTO é HOJE e

Se CRISTO é ETERNO isto não quer dizer que a ETERNIDADE não estaria em nós se nós estivermos nEle?

 

Precisamos tirar algumas dúvidas criadas pelos BIBLISTAS e nos apoderarmos da VERDADE trazida pelo EVANGELHO – AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO. Por exemplo:

O QUE É PECADO? PECADO no original quer dizer “errar o alvo” e errar o alvo quer dizer destituição da graça da vitória, alvo de todo ATLETA que luta pelo pódio.  Todo Atleta, segundo Paulo “... os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis... antes subjugo meu corpo e o reduzo à servidão...” ou exercício (1ª Coríntios 9:24-27).

 

Diz a BÍBLIA que o homem foi feito perfeito, com o livre-arbítrio, criou suas invenções que o levou e o leva ao “caminho largo” o afastando do “caminho estreito”. Esta construção humana de seu próprio “caminho” o leva a uma vida curta, tornando curto os seus estágios:

 

 1º - UMA INFÂNCIA CURTA;

 2º - UMA ADOLESCÊNCIA CURTA;

 3º - UMA JUVENTUDE CURTA e

 4º - UMA VIDA ADULTA TAMBÉM CURTA.

 A velhice logo se apresenta e com elas seus incômodos e a seguir a MORTE.

 

Se fomos feitos a IMAGEM e SEMELHANÇA de DEUS, sem dúvida, está em nós a eternidade, mas nossas escolhas, isto é, nossos ALVOS são escolhidos erradamente. Tudo que escolhemos é temporal, nos cansamos do carro, da casa, dos móveis, do bairro, do emprego e muitos casos também há quem se cansa da esposa ou esposo... Isto não seria o sinal de nossa vida temporal, de nossas escolhas? Afinal céu e terra não passarão?

 

Qual é o seu ALVO?

Para que ALVO você está exercitando?

Quais são suas armas treinadas para atingir este ALVO?

Você é o que pratica; você vai para onde está colocando seu objetivo. Se for ETERNO ou TEMPORAL a escolha é feita por você.

 

Paulo escreve sobre isto dizendo: “Ora, se já morremos com CRISTO, cremos que também com Ele viveremos; sabendo que, havendo CRISTO ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre Ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado, mas, quanto a viver, vive em DEUS.... Porque quando éreis servo do pecado estáveis livres da justiça. E que o fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. PORQUE O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA, POR CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR” (Rm. 6).

 

Fomos chamados para uma VIDA ABUNDANTE, sem estes ESTÁGIOS para APRENDISAGEM. Estamos perdendo tempo e o pior disto tudo que muitos ainda não entenderam e lutam, praticam o exercício do TER sem nunca experimentarem SER.

 

Se morremos em CRISTO, com ELE vivemos. Afinal já morto, não se morre outra vez e quando se fala em morte, morte nestes exercícios efêmeros, ALVO de quase toda a humanidade, pois só pensam neste “PRESENTE SÉCULO...” Por isto “mais que miseráveis...”.

 

“... de que vos envergonhais?...” Paulo é quem faz esta pergunta. Estão envergonhados de ter esbofeteado o ar? Envergonhados do ALVO escolhido e não o ter atingido por imperícia, daí o PECADO – O ERRAR O ALVO? “Porque o fim delas, (destas coisas deste seu errar) é a morte”. Morte levada pela frustração de tempo perdido e principalmente por não ter descoberto e ser seu principal ALVO, a ETERNIDADE. “A VIDA ETERNA gratuita de DEUS...”.

 

“O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE...”. A morte é a ausência de VIDA e VIDA CONTÍNUA é sinônimo de ETERNIDADE.

 

ETERNIZAR O QUE AMA;

ETERNIZAR O QUE DE REAL VOCÊ QUER;

ETERNIZAR MOMENTOS IMPORTANATES;

ETERNIZAR FAZER O BEM – tudo isto significa ETERNIDADE.

 

ETERNIDADE apregoada por DEUS não está ligada ao ESPÍRITUAL, mas ao meu corpo almático em harmonia com meu consciente e mente, isto é, a MENTE DE MINHA ALMA e a CONCIÊNCIA de meu espírito-humano. Quando esta ligação acontecer através da VERDADE DO EVANGELHO haverá uma METAMORFOSE: “O MORTAL se revestira de imortalidade e o CORRUPTÍVEL de incorruptibilidade” exatamente como uma lagarta se transforma em uma borboleta. Segundo Pedro este nossa planeta é transitório, não no sentido de ser exterminado um dia, mas também transformado. Mas primeiro nós, a cabeça desta criação precisará passar por transformações, se ETERNIZAR, para então esta terra ser mudada para que sejam compatíveis com a terra que também se transformará. Para quê? Nosso planeta também será uma das “muitas moradas, se não fosse assim não lhe teria dito ‘vou prepar lugares’” (João 14). Para quê? Bem! Paulo fala de aflições deste tempo presente, que, em relação ao FUTURO ETERNO, não se dá para comparar com a glória que ainda nos será revelada (Rm. 8:18). Paulo ainda diz que todo exercício aqui executado se torna efêmero, pois o que existe de verdade é “uma ardente expectação da criatura...” (Rm 8:20). Na verdade a espera da manifestação dos filhos de DEUS, afinal “...a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção para a liberdade da glória dos FILHOS DE DEUS” (Rm. 8:20, 21).

 

Paulo, nos vs. 22 e 23 de Romanos 8 nos dá uma clareza espetacular dizendo: “Porque sabemos que toda a criação geme, está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do ESPÍRITO, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”.

 

Estamos tão acostumados a PECAR – ERRAR que nem mais sentimos o desconforto da VIDA TEMPORAL. Somos então filhos de DEUS? Para isto acontecer precisamos NASCER DE NOVO, foi isto que o MESTRE ensinou a Nicodemos (João 3). O problema da TEMPORALIDADE é tão forte que nem mais ouvimos o gemer de nossa alma e espírito a clamar “ABA PAI”. Estamos tão agarrados a nossa filiação natural ou humana que ficamos distraídos, enfeitiçados e passamos a idolatrar a família humana e esquecemos-nos de onde viemos e da família do PAI ETERNO que quer ETERNIZAR NOSSA FAMÍLIA HUMANA, mas para isto a necessidade de TRANSFORMAÇÃO pela RENOVAÇÃO DO ENTENDER de todos os humanos (Rm. 12:1ss).

 

ETERNIDADE só será possível após esta TRANSFORMAÇÃO, desta METAMORFOSE. Teremos um planeta mudado e segundo Paulo isto só acontecerá quando ESTA mesma criatura for liberta da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Rm. 8:21). Quando isto acontecer, tudo que de bom que houver aqui será TRANSFOMRADO para melhor ainda e neste mesmo PLANETA TERRA, também transformado, viveremos em novidade de vida a ETERNIDADE cheia de surpresas em Deus. Este PLANETA será mudado em nossa MUDANÇA – imagine como será este futuro?

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida