20. jul, 2015

ESTUDO SOBRE REINO (1ª Parte) - Aula 89

Jesus, através de parábolas e sinais, ensina a doutrina do EVANGELHO. Quanto aos “milagres” ele chama de suas “obras”. Na verdade, tudo realizado no campo da matéria (obras físicas) eram e são resultados do FRUTO do ESPÍRITO; ex. ensinando e pregando o EVANGELHO, conseqüentemente as pessoas eram curadas. A obra do falar da VIDA (zoe) produzia e produz a cura física. O ensinar e falar da VIDA trazia e traz a cura, chamada de “milagre” que, na verdade está escondida dentro do homem, conhecida como o FRUTO do ESPÍRITO. O amor é o grande laboratório de Deus, lá se encontra a cura para todos os males (Gl. 5:22ss). Em Lucas 9:11 (2ª multiplicação dos pães e peixes) temos um registro sobre o Reino e em Mateus 14:13ss (1ª multiplicação dos pães e peixes) temos a história fantástica – a mudança do material sem a interferência do mundo externo.

 

SALVAÇÃO

TEXTOS BÍBLICOS - Lc. 10:9; 12:31-32; 16:16; 17:21

 

Pergunta dos religiosos e curiosos: Você tem certeza de sua SALVAÇÃO? Fala-se muito de SALVAÇÃO de pessoas. Promete-se muito na VIDA FUTURA exatamente para se tirar tudo dos adeptos na vida presente. Afinal de contas o que é SALVAÇÃO? SALVAÇÃO & REINO estão ligados de maneira profunda: não existe um sem o outro.

 

SALVAÇÃO fora do REINO não tem dinamismo, uma sem a outra seria como se estivéssemos em países estranhos, vivendo as leis do Brasil. Só possuímos cidadania, embaixada, autonomia, ou os direitos se estivermos legalizados no mesmo. As bênçãos faladas em Éfesos 3:1-4 só estarão atuando em nossas vidas se estivermos no REINO do PAI.

 

INVESTIR NO REINO

Há dois reinos, duas moedas. Existem também nestes reinos: a embalagem e o conteúdo. 

MOEDAS – Real; Dólar etc. (dinheiro do reino externo)

MOEDAS – ALMA (dinheiro do REINO do PAI)

 

Além destes reinos e moedas existe também sua legislação:

1ª - Obras da CARNE (Gl: 5:19)

2ª - Obras Sociais (Dorcas; Os primeiros cristãos e Jerusalém e as doações de Antioquia).

3ª- Obras da Alma (Jo. 8:19-20; 14:12; 17:4). Esta última é a responsável em desenvolver o FRUTO do ESPÍRITO com seus respectivos gomos (Gl. 5:22ss).

 

EMBALAGEM: A idéia do investir no REINO está deturpada, pois logo pensamos somente na possibilidade do DINHEIRO. Dinheiro somente monta a estrutura que chamamos EMBALAGEM. Portanto, ele sem dúvida nenhuma é importante para o primeiro passo. É claro que este passo é o mais difícil, pois, trata-se de uma resolução, uma decisão. É o período mais longo para se decidir. Abandonar o egoísmo e a escravidão que o dinheiro nos submete, é dificílimo. Sendo o dinheiro a estrutura, a EMBALAGEM para a apresentação do conteúdo, se torna o passo mais penoso embora externo, é de suma importância.

 

Quando quebrada esta cadeia, ou vencido este obstáculo que é um domínio fascinante, estaremos, na verdade, com o passaporte para a VIDA do REINO e, entrando lá, descobriremos o conteúdo e à este investirá.

 

CONTEÚDO: Quando temos um produto bom, pensamos em passa-lo para outras pessoas que, na verdade se tornam nossos clientes. Graças ao produto, estes clientes passam a criar  também a sua clientela.

 

Tendo o produto, pensamos imediatamente na embalagem para passarmos uma imagem bonita do CONTEÚDO.  O dinheiro servirá para a embalagem que só satisfará aos olhos e nunca de alimento para o físico. Sem esta embalagem ficará difícil suscitar a curiosidade e apetite para com o CONTEÚDO.

 

Você, meu irmão (a) está empregando algum esforço para a embalagem? Caso esteja exercitando desta maneira, logo receberá o visto de seu passaporte para o REINO. Você está preocupado (a) com cadeiras, som, templos etc. isto é necessário, mas ainda é parte da embalagem, faça tudo isto e logo sua promoção será evidente e logo sairás da fronteira que existe entre estes dois mundos.

 

Você quer ter VIDA ABUNDANTE em seus negócios, não fique na fronteira, você e seus “bens” terão que ser transferidos para o outro REINO e a mudança só é feita quando você passa primeiro. Quando isto acontecer, não esqueça: a traça, o ladrão, a ferrugem não destruirá nada que lhe pertence, você estará livre do VINGADOR de SANGUE.

 

O CONTEUDO desta embalagem nos soma as pessoas. Olhem para texto de João 3: 16 e notará o grande amor de Deus – o ser humano. O mundo foi feito para o homem e não o homem para o mundo, segundo Pedro: somos PEDRAS VIVAS.

 

Se você tem investido pouco na EMBALAGEM, é claro que bem menos, para não dizer nada, no CONTEÚDO. Você tem investido nas pessoas da sua comunidade, usando de sua influência com amigos de posição social? Você já deu crédito aos irmãos, dando oportunidade em ouvi-los Você sabe que quando falam, estão expressando uma parte do mapa contido neles? Vocês sabem que eu, Israel, também tenho uma parte deste mapa e não o mapa inteiro? Você já parou e pensou que, umas da maneira de ficarmos longe do REINO se dá quando humilhamos as pessoas e as encaminhamos para baixa auto-estima? Você sabia que uma das maneiras para agirmos assim é quando nos negamos ouvi-las e não ouvir significa não dar chance a elas dizerem os segredos de seu pequeno mapa, e, quem sabe, não seria este pedacinho deste irmão que esteja faltando para completar sua vida?

 

Lembrem-se: Jesus levou cativo o cativeiro e deu DONS aos HOMENS e não somente a uma única pessoa. Há dons em todos, vamos busca-los e assim estaremos nos completando.

 

Você já pensou que aquele irmão (a) na ESCOLA DOMINICAL, no CULTO ou ENSINO tem segredos para lhe dizer e aumentar seu conhecimento com Deus e que você, sem dúvida alguma, poderá, durante o tempo em que estiver ouvindo-o (a), contribuir ensinando também. Imagine quando você deixa de investir no CONTEÚDO indo para casa, deixando o irmão (a), o alvo do amor de Deus, falando sozinho? Paulo escreve em Gálatas que colhemos o que plantamos. Quando você, em seus negócios, notar que as pessoas lhe estão dando as costas, não esqueça esta máxima: “Toda reação é resultado de uma ação”. Você estará crucificando o alvo do amor de Deus e desta maneira crucificando e levando Cristo à vergonha (Hb.6:6).

 

Nenhum exército treina fora antes do treino interno. Cada irmão (a) necessita deste treinamento, quando erram entre nós, rimos, brincamos, corrigimos, mas quando erram lá fora, o mundo não perdoa. Ninguém faz vestibular sem estudar antes, no vestibular errou, perdeu. Se você não der oportunidade para a comunidade errar na comunidade, erraremos na individualidade. Se você não der a oportunidade de errarmos juntos, então nunca juntos acertaremos. Por isto sou contra as exclusões. Você pode notar Jesus quando disse: dois ou três reunidos em meu nome, isto não quer dizer em petições, jejuns, santidade, e sim, no processo de transformação do entendimento que sempre em estado de dificuldade e ainda não adaptação ao NOVO REINO.

 

Portanto, vamos exercitar na embalagem, para acertarmos no CONTEÚDO.

 

Você necessita vencer o egoísmo, faça isto utilizando o DOMÍNIO PRÓPRIO, fique ao lado de seu irmão (a), pois, se você não o ama, vendo, como amarás a Deus que não vê? Invista no ser humano, buscando o que este tem guardado em seu tesouro de barro. Busque-o sem parar. É o único ser que fala e se fala, pode ter certeza, ele tem algo a nos dizer e algo importante para os que tem ouvidos e sabem ouvir. “Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz a IGREJA” (Ap. 3:13).

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida