10. ago, 2015

ESTUDO SOBRE REINO (4ª Parte) - Aula 92

Textos Bíblicos: Jr.49:1; Ec. 2:26; Jo. 1:12-13; Rm. 8:17; Gl. 3:29; 4:1; Tt. 3:7; Hb. 1:2; Tg. 2:5.

 

1 - REINO TEMPORAL: Para MORDOMOS.

2 - REINO ETERNO: Para HERDEIROS.

 

Nesta 4ª LIÇÃO estudaremos a diferença social nestes dois ORGANISMOS, nestes dois REINOS chamados MUNDOS. É claro, para cada mundo existem corpos, leis e naturezas diferentes. Passaremos a entender que no REINO TEMPORAL os JUSTOS são os MORDOMOS, os que brigam, lutam, matam e morrem para defender o seu REINO e são eles chamados de RELIGIOSOS, pois lutam pela carne e pelo sangue. São criadores de novas modalidades religiosas e entre elas organizam suas pelejas na defesa de seus direitos bíblicos e não os direitos do EVANGELHO. Suas religiosidades estão firmadas nos costumes bíblicos e não na VERDADE do EVANGELHO.

 

Estudaremos o REINO ETERNO onde os JUSTIFICADOS fazem parte como HERDEIROS, pois estes são os CRISTÃOS, chamados para a ETERNIDADE.

 

I -  REINO TEMPORAL: OS JUTOS – MORDOMOS.

A terra, segundo Pedro em 2ª Pd. 3:10-12, está destinada ao fogo para purificação, pois, segundo a BÍBLIA, nada aqui é permanente (Hb. 13:14), pois, o próprio Jesus disse que seu REINO não é deste mundo (Jo. 18:36), no entanto existem neste REINO os destruidores e construtores, ou melhor, os JUSTOS do REINO e os ÍMPIOS.

 

Os MORDOMOS: Existem dois tipos de MORDOMOS neste planeta, os MORDOMOS religiosos que cuidam das coisas religiosas e os MORDOMOS da CIÊNCIA, os que cuidam das coisas relacionadas ao nosso planeta e nossa vida biológica.

 

A) MORDOMOS RELIGIOSOS: São os que lutam para tirar da SOCIEDADE o seu sustento físico, emocional e vaidoso. Por este REINO EMOCIONAL matam e morrem, assim como a Irlanda, católica e protestante; Judeus e mulçumanos, evangélicos contra evangélicos... e por ai vai.

 

B) MORDOMOS da CIÊNCIA: Estes estão mais próximos de GÊNESIS. A Árvore da CIÊNCIA do BEM e do MAL (Gn. 2:9; 3:22; Ez. 3:8-9; Pv. 3:18 e Ap. 2:7). São eles que lutam para explicar a humanidade, como funciona a VIDA, daí o ECO SISTEMA.

 

II - RENO ETERNO: OS JUSTIFICADOS – HERDEIROS (Jo. 1:12-13).

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

 

Este texto diz que Jesus nos torna FILHOS de Deus; portanto HERDEIROS. Não cuidamos, primeiramente deste REINO TEMPORAL por ser este conseqüência do ETERNO. Os MORDOMOS existem para nos dar o necessário para o bem deste CORPO TEMPORAL, é só buscarmos o REINO ETERNO que as coisas deste REINO TEMPORAL serão acrescentadas para nós (Lc. 12:31). A IGREJA VISÍVEL é abastecida pelos JUSTOS JUSTIFICADOS (Ec. 2:26) embora possa existir JUSTOS não JUSTIFICADOS e a impossibilidade de JUSTIFICADOS sem serem JUSTOS.

 

Vejamos Romanos 8:17. Se a cruz nos torna FILHOS, isto quer dizer que somos HERDEIROS em Jesus. Se formos de Cristo, somos descendentes de Abraão e HERDEIROS conforme a promessa (Gl.3:25).

 

Em todo o tempo que o HERDEIRO é menino, em nada difere de SERVO, MORDOMO ou JUSTO, ainda que seja senhor de tudo, é, portanto necessário crescermos para deixar de ser menino (Hb. 5:13-14), daí a necessidade da JUSTIFICAÇÃO pela GRAÇA. Desta maneira somos feitos HERDEIROS, segundo a esperança da VIDA ETERNA no REINO ETERNO (Tt. 3:7).

 

Jesus nos constituiu HERDEIROS de TUDO porque também (Deus) fez o mundo (Hb. 1:2). Portanto, vamos ouvir, amados irmãos. Vamos entender que Deus escolheu aos pobres (de espírito) deste mundo para serem ricos na fé e HERDEIROS do REINO ETERNO que prometeu aos que o amam (Tg. 2:5).

 

Que tenhamos a SALVAÇÃO ampla no REINO ETERNO.

Que o estágio como IMPIO, SERVO, JUSTO e até mesmo, de FILHOS, tenhamos passado.

Que exista entre nós, irmãos amigos, a amizade que deverá ser o PONTO ALTO entre Deus e nós (Jô.15:14-15 e Tg.2:23).

 

CONCLUSÃO.

Existem três naturezas no homem segundo GÊNESIS:

1) A Natureza SANTA. Somos semelhantes a Deus (Gn. 1:26).

2) A Natureza PECAMINOSA (Rm. 3:23).

3) A Natureza REGENERADA (Tt. 3:5).

 

Sempre cito o texto onde Jesus disse para amarmos a Deus sobre todas as coisas e depois o próximo como a si mesmo. É claro que neste texto notamos que o amor ÁGAPE tem três colunas importantes.

 

1-AMOR A DEUS: O culto DEVOCIONAL.

2-AMOR A SI MESMO: O culto RACIONAL.

3-AMOR AO PRÓXIMO: O culto COMUNITÁRIO (comunhão).

 

Quando o AMOR é ÁGAPE, estamos falando do amor dos JUSTIFICADOS, mais quando este AMOR não vem do PONTO ALTO, as coisas se complicam e ficamos a mercê do AMOR CARNAL e do AMOR JUSTO que muda o sentido do texto bíblico, vejamos:

 

1-AMOR A DEUS: O culto EMOCIONAL.

2-AMOR A SI MESMO: O culto EGO-LATRIA.

3-AMOR AO PRÓXIMO: O culto IDO-LATRIA.

 

Que esta 4ª LIÇÃO esteja nos levando a uma pergunta importantíssima: “Qual o meu papel no AMOR de Deus? Sou uma pessoa JUSTA ou JUSTIFICADA. Sou MORDOMO ou HERDEIRO?”.

 

Clique aqui para acessar aula anterior.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida