7. out, 2015

INTEGRIDADE

A integridade eu chamaria da parte externa de um edifício; já a sua base, ou alicerce eu denominaria de DISCIPLINA.

 

Com referencia ao personagem principal desta lição, destaco o seguinte: “A INTEGRIDADE não é um sentimento que surge instantaneamente quando nos encontramos em situações difíceis... é um processo e cultivo diário, forjado nas provações e pressões do dia a dia”. 

 

Na história e vida de Daniel encontramos evidencias fortes sobre integridade e confiança em Deus. 

 

“Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino” (Daniel 6.3).

“Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus” (Daniel 6.5).

 

Destaco também os amigos de Daniel: Hananias, Misael e Azarias. A declaração destes diante do rei Nabucodonosor é uma das expressões mais belas de lealdade e confiança em Deus diante do perigo - Fornalha Ardente (Dn 3:13-15). Somente quem conhece a DISCIPLINA de Deus demonstra tal confiança e nesta confiança nasce o que chamamos de INTEGRIDADE. 

 

A atitude destes jovens foi o resultado do cultivo de uma DISCIPLINA ética e espiritual. Daniel influenciou de maneira marcante a vida de seus amigos na DISCIPLINA da oração (Dn 6:10). Daniel serviu-se de exemplo, foi leal aos reis e nunca se descuidou de sua relação com Deus.

 

“A integridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói”. (Provérbios 11.3)

 

 

ENTENDA MELHOR A INTEGRIDADE NA DISCIPLINA:

Nada melhor que usarmos o exemplo exposto de DANIEL e seus amigos. No capítulo primeiro de Daniel, vamos encontrar a base, ou o alicerce de nosso estudo de hoje. 

Abaixo consta um pequeno esboço para orientar em seu estudo.

 

1. O JEJUM DE DANIEL (o motivo - Dn 1:5)

a. Havia uma faculdade de três anos que teria que enfrentar em um país distante (Dn 1:1,2).

b. Matérias a serem estudadas

• A escrita;

• A língua/idioma;

• A sabedoria;

• A ciência e

• Psicologia dos caldeus (“sutis no entendimento” v. Jerusalém - Dn 1:1-4).

 

2. AS CARACTERÍSTICAS PARA ENTRAR NESTA FACULDADE:

 a. Sangue Real;

 b. Família Nobre;

 c. Sem defeito algum e

 d. Boa aparência (Dn 1:3, 4).

 

3. O VESTIBULAR DE DANIEL E SEUS AMIGOS (dez dias):

a. Persuadir ao eunuco;

b. Por em prova o seu argumento;

c. Provar que alimento pesado não oxigena a mente;

d. Provar que alimento leve traz vida saudável e melhor desempenho nos estudos e

e. Jejum de Deus, não dos judeus é ótima DISCIPLINA para ler a Bíblia e nela encontrar a INTEGRIDADE ensinada tanto no Velho como no NOVO TESTAMENTO.

 

Leia e estude também Mateus 24. Jesus cita o profeta Daniel: ...“Jesus respondeu: Cuidado, que ninguém os engane... Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. ‘Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda — ...” (Mateus 24: 1-15) 

 

Sejamos íntegros na disciplina do Mestre Jesus, tendo como parâmetro autêntico o Evangelho.

 

“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.” (Filipenses 3:7-12)

 

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida