21. out, 2015

CONSCIÊNCIA

Quando Paulo fala em 1ª Coríntios que primeiro tratamos, conhecemos e colocamos em seu real lugar o HOMEM NATURAL (animal) e Salomão em Eclesiastes, colocando tantos os répteis, mamíferos e os humanos em uma só categoria dizendo: "quem adverte que o sopro dos homens sobem? tantos os animais como os humanos vão para o mesmo lugar". Claro que logo adiante também está escrito que "mas o espírito volta para Deus que o deu".

 

Vejamos:

“Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.” (1 Coríntios 15:46)

Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra?” (Eclesiastes 3:21)

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12:7)

 

Existem algumas classificações dadas pelos físicos e que considero verdadeiro: Como animais não somos tão diferentes assim, o que nos diferencia é nossa CONSCIÊNCIA, uma das três partes do ESPIRITO.

 

Claro que precisaríamos entender a classificação de CONSCIÊNCIA, pois existem três delas. Vejamos estes níveis nas diferentes espécies:

 1ª - NÍVEL 0

 2ª - NÍVEL l

 3ª - NÍVEL ll e

 4ª - NÍVEL lll.

 

Os três primeiros NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA estão ligados as:

 1º - PLANTAS - NÍVEL 0;

 2º - RÉPTEIS - NÍVEL l

 3º - MAMÍFEROS - NÍVEL ll

 4º - HUMANOS - NÍVEL lll.

 

Para entendermos o que Paulo e Salomão estão disseram, precisamos seguir o EVANGELHO ipsis litteris (saiba mais clicando aqui), isto é, buscar conhecer este homem que foi e é a razão do amor do DEUS RESSUSCITADO pós-CRUZ. Entender por que tanto amor quando ainda não o conhecíamos, portanto em pecado precisando ser comprado como na realidade fomos, não com ouro ou prata, mas com o SANGUE DO INOCENTE MESTRE JESUS.

 

CONSCIÊNCIA é a PONTE ÚNICA que liga nossa ALMA ao nosso ESPÍRITO, afinal nossa alma tem três importantes DISPOSITIVOS destituídos da GLÓRIA de DEUS, produzindo as OBRAS DA CARNE tão bem explicitado por Paulo aos Gálatas 05. Nossa ALMA tem estas três divisões corrompidas:

 1ª - NOSSA MENTE;

 2ª - NOSSA VONTADE e

 3ª - NOSSA EMOÇÃO.

 

Já a nossa CONSCIÊNCIA faz parte da divisão de nosso ESPÍRITO e por isto Paulo, também aos Gálatas 05 fala do FRUTO DO ESPÍRITO que será abundante em nossas vidas e ao mesmo tempo a única força capaz de aplacar as OBRAS DA CARNE através desta PONTE CHAMADA CONSCIÊNCIA, levando à alma a paz necessária. As três divisões do ESPÍRITO são:

 1ª - COMUNHÃO;

 2ª - INTUIÇÃO e

 3ª - CONSCIÊNCIA.

 

Ainda podemos falar sobre as quatro divisões do CORAÇÃO:

 1ª - MENTE;

 2ª - VONTADE;

 3ª - EMOÇÃO e

 4ª - CONSCIÊNCIA.

 

Já devem ter percebido que nesta divisão foram unidas as três da ALMA e uma do ESPÍRITO exatamente para que esta última servisse de PONTE entre a ALMA E ESPÍRITO.

 

Os animais têm níveis interessantes, mas limitados. Não entendem de futuro, não se programam exatamente por não terem CONSCIÊNCIA HUMANA. Com o pecado, segundo Paulo aos Romanos: "Todos pecaram e ficaram destituídos da glória de Deus". O homem passa a NÍVEIS muito baixos. Não tem uma DIREÇÃO que coloque em ordem seu CÓRTEX PRÉ-FRONTAL, sendo assim senhor do modelo do mundo, usando múltiplos ciclos de feedback para que entenda espaço-tempo da CONSCIÊNCIA.

 

Paulo, se referindo aos CRISTÃOS, os analisa de uma maneira surpreendente e os físicos, psicólogos, filósofos, religiosos e etc., por não conhecerem O EVANGELHO, mas sim as histórias bíblicas, jamais entenderiam este texto: "Mas vós (CRISTÃOS) tendes A MENTE DE CRISTO" (1 Coríntios 2:16), isto é, tem CONSCIÊNCIA da VERDADE que liberta. Não usam a BÍBLIA como utopia, amuleto ou uma troca TOMA-LÁ-DÁ-CÁ, no já famoso EVANGELHO DA PROSPERIDADE. PROSPERIDADE não é bens-de-fora-para-dentro, mas o BEM DE DENTRO PARA FORA: "Busca meu REINO e sua JUSTIÇA que todas as demais coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). Estamos como os répteis e mamíferos: buscamos tudo para nossa sobrevivência física e o suplantar a tudo e a todos, ostentando força através do que temos, nunca do que somos.

 

No próximo material vamos abordar informações sobre os três tipos de inteligencia:

 1º - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL;

 2º - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e

 3º - INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

 

Vamos também estudar os NÍVEIS DESTAS INTELIGÊNCIAS existentes em nossa CONSCIÊNCIA.

 

E você, já sabe alguma coisa sobre estes NÍVEIS? Já tem ciência da sua individualidade ou você ainda é teleguiada(o) por opiniões e hermenêuticas alheias? Você pode ter certeza: COMUNHÃO e INTUIÇÃO precisam estar em perfeita harmonia para que o FRUTO DO ESPÍRITO tenha posição na cura de nossa ALMA afetada pelos erros do PECADO que produziram todas as OBRAS DA CARNE em nossas vidas.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida