25. dez, 2015

ESCOLA DO MESTRE - Aula 103

 "POR QUE TE ABATES MINHA ALMA?..."

 

"No mundo vocês terão aflições, mas tenham bom ânimo, eu VENCI o MUNDO!" (João 16:33).

 

Quando O MESTRE fala das aflições, como se nelas fosse possível ter "bom ânimo" Ele se lança na frente, dizendo que além destas aflições Ele abriria O CAMINHO para os VENCEDORES NO MUNDO. ELE reporta ao grande profeta Isaías, testificando do NATAL lá em Belém onde o MESTRE feito menino viria abrir todas as POSSIBILIDADES para toda a HUMANIDADE:

 1º- "Porque um menino nos nasceu um filho se nos deu;

 2º- O principado está sobre os seus ombros;

3º-  O seu nome será MARAVILHOSO CONSELHEIRO,

4º- DEUS FORTE,

5º- PAI DA ETERNIDADE,

6º- PRÍNCIPE DA PAZ" (Is. 9:6).

 

“Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

(João 16. 32-33)

 

 

"Tenho-vos dito isto..." Isto o que? No v. 32 Ele nos diz que chegaria a hora em que todos seriam dispersos, cada um para sua casa, e que ficaria sozinho: sozinho de companhia humana, mas que o PAI estaria com Ele e que este COMPANHEIRO - O PAI traria paz e seria esta paz que venceria as aflições existentes no mundo.

 

Ele usa um verbo no futuro e outro no presente: o verbo ter "tereis" e o verbo vencer "venci". Claro que no primeiro verbo está embutido a FÉ que, sem dúvida nenhuma, traz a vitória no verbo vencer, mas o importante na fala do MESTRE, antes destes dois verbos esta o ÂNIMO e com ele outro importante verbo - TER "tende".

 

Há pouco muitos países comemoraram o nascimento - NATAL, de nosso MESTRE, mas também é verdade que poucas pessoas entendem o seu REAL SIGNIFICADO e isto é perfeitamente mostrado pelos VERBOS expressados por elas: MATAR, ROUBAR, MENTIR, ENGANAR, TRAPACEAR, MORRER, SOFRER e o não RESSUSCITAR para Deus.

 

A mensagem de Isaías tem hoje um sentido diferenciado e esta diferença nos é dada pelo MESTRE e por todos os seus apóstolos, pois eles deixam claro que o MESTRE não habita em casas feitas por mãos humanas, mas que em nosso coração existe uma MANJEDOURA e nela "um menino nos nasceu..." e que seu nome é MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE E PRÍNCIPE DA PAZ.

 

Que mesmo após as comemorações de Natal, possamos de verdade expressar este DEUS com todas estas expressões ditas pelo profeta, usado pelo PAI. Que sejamos seus imitadores sendo MARAVILHOSOS CONSELHEIROS; EXPRESSANDO A FORÇA DE NOSSO DEUS; QUE O MUNDO SAIBA QUE, COMO CRISTÃOS, TEMOS A ETERNIDADE NOS DADA PELO PRÍNCPE DA PAZ.

 

Que cada ato nosso na vida de nosso semelhante seja uma SEMENTE DO BEM, que venha germinar FRUTOS, tantos FRUTOS na ALMA e ESPÍRITO e que estes sejam testemunhados como FRUTOS também na vida humana de cada um e assim a VIDA ABUNDANTE seja o marco a nortear nossas vidas, afinal "Um menino nos nasceu e seu nome é MARAVILHOSO...".

 

Que cada um possa neste ano que se finda nada pedir, mas testemunhar que foi alvo do AMOR de DEUS através de mãos e gestos humanos, pois assim estaremos testificando o AMOR ÁGAPE.

 

Que nossas almas em suas importantes divisões nunca se abatam. Que nossas MENTES, VONTADES E EMOÇÕES não percam a calma.

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida