16. jan, 2016

ESCOLA DO MESTRE - Aula 106

“E ESTES SINAIS SEGUIRÃO...”

(Marcos 16:17)

 

Hoje vamos nos deparar com O MESTRE PLENO. Este texto é o último capítulo de Marcos e deixa para trás O DEUS HOMEM. Ficou no passado seu meteoro tempo na terra. Lá trás ficou:

 A MANJEDOURA DE BELEM;

 O BATISMO NO JORDÃO;

 A EXPERIÊNCIA DO DESERTO;

 A ESCOLHA DE SEU APOSTOLADO;

 O EXERCÍCIO E ESINO DE SUA ESCOLA HUMANA;

 A SOLIDÃO DO GETSEMANI;

 A VERGONHA DE SUA SUMÁRIA CONDENAÇÃO;

 A SUA CRUCIFICAÇÃO;

 A SUA RESSURREIÇÃO.

 

Nessa passagem estava vivendo os seus QUARENTA DIAS PÓS-RESSURREIÇÃO: “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios... e ouvindo eles que Jesus estava vivo e que tinha sido visto por ela, não o creram. E, depois, manifestou-se em outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente, apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado”. (Marcos 16)

 

Está claro: Tanto os discípulos como os onze APÓSTOLOS não tinham a prática ou o exercício da PLENITUDE DO REINO e da JUSTIÇA DE DEUS. Eles haviam freqüentado a ESCOLA DO MESTRE por três anos e isto diariamente, mas mesmo assim não acreditaram na RESSURREIÇÃO, embora tivesse acompanhado os eventos anteriores, os milagres e maravilhas realizadas pelo MESTRE – verdadeiramente não acreditaram em suas palavras e em seus sinais antes-ressurreição.

 

Percebem como as palavras, os sinais, os milagres nada significam, para quem quer que seja, quando não acontece o NOVO NASCIMENTO? O milagre do BATISMO DE FOGO?  Como já disse a passagem do MESTRE na terra foi como o meteoro, rápida. Sua ESCOLA foi teórica, mas a prática iria acontecer agora, não mais no espaço de três anos, mas sim de quarenta dias e em apenas quatro versículos Ele, o MESTRE, sintetiza a VIDA DO NASCIDO DE NOVO assim como sintetizou os DEZ MANDAMENTOS em apenas DOIS MANDAMENTOS.

 

Houve duas grandes mudanças e estas duas mudanças estão nestes textos, mudanças que depois foram faladas e ensinadas pelo APÓSTOLO ABORTIVO, PAULO.

 

 A mudança chamada METAMORFOSE – Paulo aos Coríntios (1ª Co 15:46): “Mas não é primeiro o espiritual, se não o animal; depois, o espiritual”. O MESTRE havia mudado fisicamente. Não foi reconhecido no sepulcro e comparado com o coveiro. Não foi conhecido pelos dois discípulos no CAMINIHO DE EMAÚS. Não foi conhecido no tabernáculo pelo grupo que ali estava a mando do MESTRE, somente foi reconhecido pelo “partir do pão”. Ninguém que não tenha passado pela METAMORFOSE pode dizer que NASCEU DE NOVO. NASCER de NOVO implica trazer em sua vida os SINAIS que acompanham os que crêem:

 

1º - EM MEU NOME, “expulsarão os demônios” – embora estejam presos, como está claro em 2ª Pedro 2:4 e em Judas 6, o “mundo jaz no maligno”. História deixada por eles, mas sem nenhum domínio nos NASCIDOS de NOVO, mas teria e ainda tem autoridade em todos que ainda vivem ANTES-CRUZ. Os que foram batizados com CRISTO em sua MORTE também foram RESSUSCITADOS com Ele em sua RESSURREIÇÃO, assim nos ensina Paulo em Romanos. Seria bom você entender que todo ato demoníaco sempre foi muito forte entre os religiosos.

 

2º - EM MEU NOME “falarão novas línguas” – isto é, nossa boca agora seria o confessionário onde o nome do MESTRE seria manifesto a todos no “IDE” do versículo 15 de Marcos 16 e com poder para transformar de verdade, pois conhecendo a VERDADE seriam libertos, afinal como creriam se não fossem pela pregação do EVANGELHO? Aliás, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

 

3º - EM MEU NOME “pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”. Esta lição é clara. OS NACIDOS DE NOVO, os APÓS-CRUZ, os BATIZADOS COM FOGO já passaram desta para a outra vida. O MESTRE não está falando das serpentes humanas, não está falando da cicuta ou veneno que mata o corpo, mas do laço do passarinheiro, da peste perniciosa, dos lares destruídos por ordem do brasão deste reino ainda sob o domínio do mau. O MESTRE fala das OBRAS da CARNE esclarecidas por Paulo em Gálatas 5 onde entra idolatria sinônimo de feitiçaria e as demais obras e para ajudar o mundo afogado na lama do pecado. Ele pede que sejam levantadas mãos santas para que estas sejam postas sobre as enfermidades do mau e sejam as pessoas curadas do mau, afinal não é o primeiro o homem animal ou natural a ser reabilitado?

 

HOUVE outra mudança, falo agora da MUDANÇA chamada METANÓIA. Também Paulo aos Romanos 12:2 nos fala sobre ela dizendo: “E não vos conformeis com este mundo, mas TRANSFORMAI-VOS pela renovação do vosso ENTENDIMENTO, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

 

O NASCIDO DE NOVO passa por estas duas TRANSFORMAÇÕES – A METAMORFOSE e a METANÓIA. Sem a primeira não existe a segunda. Sem o Jesus nascido de mulher, passando por todos aqueles difíceis obstáculos, não haveria o MESTRE transformado, pois foi preciso que o DEUS HOMEM passasse pela METAMORFOSE e METANOIA para que voltasse de onde veio, isto é, vestir o que havia despido quando “O VERBO se fez carne” (João 1).

 

“Ide por todo o mundo, pregai o EVANGELHO a toda criatura” (Mc. 16:15) mas antes coloque sua vida em dia, pois buscando “o REINO de DEUS e sua justiça, todas as demais coisas serão acrescentadas”. O MESTRE quer que você tenha uma vida resolvida antes-cruz. Use sua inteligência, seja direito, busque trabalhar pensando no REINO e assim como fez com José, Daniel, Esdras, Neemias, Jeremias e etc., fará conosco também. Ele prometeu que nos dará todo o acréscimo necessário se o meu e o seu objetivo for o REINO e a JUSTIÇA nele existente.

 

Não coloque prioridades em sua vida que não sejam eternas, mas use as passageiras como veículo para a divulgação da PALAVRA de DEUS. Se ocupe com as coisas de Deus que Ele cuidará de você que cuida da VERDADE LIBERTADORA.

 

Israel Sarlo

www.ocaminhoeavida.com

www.facebook.com/caminhoeavida