16. abr, 2016

ESCOLA DO MESTRE: RESGATADOS FOMOS - Aula 110

“RESGATADOS FOMOS...” (Lucas 4: 14-18)

 

Existem vários hinos tanto no cantor cristão, melodias de vitória, harpa cristã e etc., que são fantásticos e entre tantos este: “RESGATADOS FOMOS, prá nunca mais pecar...”. Oséias de Paulo, cantor gospel, canta uma música também fantástica que conta a história de CEM OVELHAS no redil à noite, quando são contadas, falta uma; e este pastor desesperado sai em busca da OVELHA PERDIDA e a encontra tremendo de frio, pega em seus braços e de volta traz a redil. Esta busca se chama RESGATE.

 

Sempre, quando se perdem, as pessoas perdem também a noção do tempo, dos perigos e das dificuldades que se acumulam em cada trecho percorrido. Toda esta situação leva a pessoa ao desconforto geográfico, fica sem intimidade por onde anda, desconfia de cada pessoa que se esbarra, os reflexos são substituídos por devesa, a louca busca por escape e o terrível cansaço do andar, olhar na busca de se salvar.

 

Existem muitas, mas muitas pessoas que vivem perdidas em seus passados, embora estejam lutando por escape em suas vidas presentes. O engraçado disto tudo é que buscam um túnel no tempo presente para voltar ao passado sem terem idéia que o passo certo na vida de qualquer pessoa é o túnel que leva ao futuro. Mas o futuro também não é um lugar novo, estranho e duvidoso.

 

Podem perguntar: e seu eu entro no túnel errado? No túnel do passado existem marcas e certos confortos e é sabido que lá já existem terras ou situações exploradas. O que pude selecionar de bom já trago em minha vida e as que foram nocivas deixei pra lá, ficando somente a certeza em não repeti-las. No túnel do futuro, e futuro é sempre o segundo em nossa frente não vivido, isto é, presente e futuro são separados por segundos no tempo com a possibilidade de você ainda está ligado (a) ao passado também por este mesmo tempo ou se distanciar dele segundo sua boa arte de viver a vida e dela tirar muito mais até chegar a que chamamos de VIDA ABUNDANTE.

 

Hoje existem várias maneiras de nos acharmos e uma delas me chama a atenção. Quando vamos para lugares desconhecidos usamos o GPS e ele, passo a passo, nos direciona ao lugar desejado. Na vida temporária do homem, a vida humana, o homem ficou sem direção. Está perdido embora esteja rodeado de tanta tecnologia. O homem não está feliz com seu presente e nele vive loucamente em busca do TER, nada SENDO em seu futuro. O homem hoje fala muito do passado, onde as responsabilidades não eram tão acirradas, pois havia a zona de conforto de seus pais ou as irresponsabilidades próprias da idade.

 

Hoje existem vários indicadores de soluções. São palestras motivacionais, são programas de reabilitações, religiosos prometendo soluções inexistentes, pois as necessidades básicas da humanidade não estão na cura física, na boa estética física. Não está em boas casas, carros, ou em ter muito dinheiro, lindas mulheres ou deuses hercúleos gregos.

 

A humanidade precisa de RESGATE. Precisamos entender melhor de nossa origem moral, social que tem, no ESPÍRITO DO HOMEM, a resposta – O FRUTO DO ESPÍRITO (Gl. 5:22-26).

 

Falamos muito dos “MÉDICOS SEM FRONTEIRAS”, aliás, um trabalho maravilhoso e que precisa muito da ajuda de todos. Hoje, no Brasil, existe um grupo buscando ajuda para salvar crianças vítimas da prostituição e trabalho infantil. Crianças que tem sua infância roubada e destruída. Muito bom também este trabalho e de valor inestimável. Mas estas crianças, adultos, necessitados, perdidos e etc., existem exatamente no mundo onde a humanidade se perdeu e com seu tempo perdido não percebem todas estas desgraças e, muitas delas inconscientemente cooperam por todas estas misérias. Está em alta este jargão: “cada um por si e Deus por todos”.

 

A ESCOLA DO MESTRE vem nos ensinar o MINISTÉRO DE RESGATE. Cada um usando seu DOM NATURAL. Cada um exercendo seu conhecimento e assim contribuindo com os outros. Paulo nos ensina em sua ESCOLA APOSTÓLICA que assim como o corpo é feito de membros e cada um dele exerce sua função neste corpo, assim a humanidade precisa entender esta mecânica, pois do contrário será uma humanidade sem forma definida, não tendo mãos, pés, dedos, olhos, ouvidos, nariz, o tronco. Será uma humanidade brutalizada e monstruosa.

 

Preste atenção, todo aluno que entra pela porta aberta na cruz para a ESCOLA DO MESTRE recebe um GPS. Não estou falando de BÍBLIA, mas do “EVANGELHO, poder de Deus para salvação de todo aquele que crer” (Rm.1:16). Na BÍBLIA você encontrará um CÓDIGO ÉTICO iniciando em Gênesis até Apocalipse que precisará marcar seu coração (mente, vontade, emoção e consciência). Guardado este CÓDIGO ÉTICO você estará neste contexto: “Guardei a sua PALAVRA NO MEU CORAÇÃO para não pecar (errar) contra ti”, no exercício diário de sua fé através das obras citadas neste CÓDIGO ÉTICO e não obras humanas que nunca resolveram e nunca resolverão as necessidades da humanidade sem forma e vazia.

 

No início do MINISTÉRIO DO MESTRE, Lucas fala da tentação do MESTRE no deserto – aliás já falamos sobre este texto – e logo após esta passagem, o MESTRE é expulso de Nazaré e pela virtude do espírito voltou para a Galiléia, e sua fama correu por todas as terras em derredor. No versículo 15 do capítulo 4 de Lucas, O MESTRE ensinava nas sinagogas O CÓDIGO ÉTICO DO EVANGELHO, se você quer investigar, olhe o que o MESTRE fala no versículo 43: “Também é necessário que eu anuncie às outras cidades O EVANGELHO do REINO de DEUS, porque para isso fui enviado”. Percebe o que você está lendo?

 

De volta à narrativa do Dr. Lucas, no versículo 16, agora em Nazaré, onde Jesus foi criado, entrou num dia de sábado, o povo professava o judaísmo, portanto não havia outro dia melhor, não que JESUS se importava com este ou aquele dia, pois todos os dias são para salvação e salvação é RESGATE; e, como de costume, O MESTRE dá uma lição tirada do LIVRO DE ISAÍAS e neste livro e texto o Mestre mostra as sete principais bases necessárias para quem milita a MISSÃO DE RESGATE:

 1ª – O ESPÍRITO DO SENHOR É SOBRE MIM;

 2ª – ME UNGIU PARA EVANGELIZAR OS POBRES (pregar o EVANGELHO – CÓDIGO ÉTICO aos pobres de entendimento, aos perdidos);

 3ª – CURAR OS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO (não os doentes físicos, mas os quebrados de coração que, sem dúvida, não curados de coração teriam as doenças físicas a vista);

 4ª – APREGOAR LIBERDADE AOS CATIVOS (liberdade espiritual, pois sem ela os homens passam a ter suas prisões sociais e morais);

 5ª – DAR VISTA AOS CEGOS (nunca a visão física, mas a visão da alma);

 6ª – POR EM LIBERDADE OS OPRIMIDOS (livrar a humanidade da opressão que cega) e

 7ª – ANUNCIAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR (ou seja, o ANO de liberdade de todo tipo de escravidão moral em que viviam todos os povos.)

 

Dá para entender que nossa vinda aqui na terra, segundo a ESCOLA DO MESTRE, segundo o CÓDIGO ETICO - O EVANGELHO é o conhecer e ter em nossas MENTES A MENTE DE CRISTO, seu CÓDIGO MARCADO EM NOSSO CORAÇÃO e assim nossos ACRESCIMOS nas DEMAIS COISAS para que nosso TEMPO PRESENTE seja o de RESGATE, e quem está preso no PASSADO, trazê-lo para o PRESENTE e mostrar que o FUTURO é de glória, já vivendo aqui neste mundo de humanos e trazê-los de volta de onde todos nós viemos? (Ef. 1:3)

 

VAMOS RESGATAR VIDAS E ASSIM JUNTARMOS TESOURO NO CÉU?

 

Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida