Estudo bíblico

19. jun, 2016

“Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.” (Provérbio 26:2)

 “Não tema a MALDIÇÃO imerecida como não se deve temer o vôo de um pássaro ou de uma andorinha”. (Provérbio 26:2 – A Mensagem)

 

Acredito que este artigo lhe ajudará a entender as CAUSAS sobre as MALDIÇÕES HEREDITÁRIAS.

 

A previsibilidade do judaísmo em relação ao seu futuro é claro quando buscamos entender suas CIRCUSTÂNCIAS. Qualquer pessoa colhe seus resultados de acordo a sua semeadura: “De Deus não se zomba, pois tudo que plantar ira colher”. Paulo é claro quando fala desta maneira aos Gálatas (Gl 6:7).

 

Não temos três ou quatro opções, apenas duas: 1) vida ou 2) morte; ou seja, 1) bênçãos ou 2) maldições. A questão está unicamente em nossas escolhas.

 

Quando Paulo fala em Romanos 3:23 sobre a escolha do homem em errar o alvo, pecar, todos ficaram destituídos da glória de Deus. Na escolha da vida ou da bênção está o acerto e com ela a vida abundante, mas a escolha da morte está a maldição, ou a má escolha, daí o mal-dito.

 

Na versão bíblica A MENSAGEM a tradução nos pede para não temer, pois é natural como o vôo de um pássaro ou de uma andorinha, afinal a MALDIÇÃO não virá quando não imerecida. Já na outra versão a MALDIÇÃO sem causa não virá a ninguém.

 

O que precisamos fazer para entender situações difíceis que acontecem com as pessoas que se dizem cristãs? Uma situação em que a mãe perder um filho, por exemplo? Ou situação em que  uma mulher é estuprada; ou de ver os filhos nas drogas e tantos outros males? Quando aceitamos a Jesus precisamos entender que SALVAÇÃO é a ponta da meada e SALVAÇÃO é de graça, exatamente para que os SALVOS não se gloriem. Mas existem alguns passos a serem considerados também. SALVOS quando nada conhecíamos. Achados quando estávamos perdidos, amados quando não amávamos. Tudo bem, mas agora este processo precisa ser inverso nos quesitos SANTIFICAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO e REGENERAÇÃO. Estes quesitos demoram, ou seja, levam tempo porque é necessário praticá-los e desenvolve-los. Mas neles passamos entender dois verbos importantes: ACHAR e AMAR. Agora o “achar” e o “amar” dependem de cada um de nós, pois só achamos o que procuramos e só amamos o que conhecemos.

 

Na SALVAÇÃO está o trabalho de RENÚNCIA e AMOR do PAI por toda a humanidade (João 3:16) e assim que aceitamos este amor, desarmado, SANTIFICAMOS, isto é, SEPARAMOS como único Deus, o Deus SALVADOR. Aceitamos o JUSTIFICAR nas verdades do REINO e de imediato a REGENERAÇÃO nos vem e com ela o machado na raiz, tirando todas as causas previstas nas religiões que pregam e desejam viver a LEI.

 

Toda MALDIÇÃO tem causa e a SALVAÇÃO não nos livra dela, afinal está escrito para nos aprofundarmos na verdade, no sentido de crescermos. Lucas diz que Jesus crescia em estatura, graça e conhecimento. Quando entendemos nossas vidas sob a LEI, freio para não pecar e descobrimos o CONCERTO ou ALIANÇA para uma vida de vitória, o que estava previsto em estado de pecado passa por uma transformação – METANÓIA, e aí sim, não concordamos com o presente século que traz, segundo Êxodo 20:5 b, a visita de Deus será para abençoar gerações futuras em número de milhares.

 

Se não estivermos, segundo João 15, na VIDEIRA VERDADEIRA dando frutos, pois é possível estarmos nesta VIDEIRA e não sermos frutíferos, aí sim nossa vida terá a CAUSA, trazendo MALDIÇÕES.

 

Se não estivermos limpos pela palavra que o MESTRE nos tem dado não poderemos dar frutos. Não importa, Deus está em você. Importa é você também estar nEle.

 

Aconselho você ler todo o capítulo 15 de João.

 

Quando Jesus fala da necessidade do NASCER DE NOVO, em João 3, a necessidade está exatamente na genealogia humana do primeiro homem, o ANIMAL ou HOMEM NATURAL. É preciso que tenhamos passado pelo processo do NASCER EM DEUS sem anularmos nossa filiação humana, mas sair das MALDIÇÕES EXISTENTES nela. Alargar divisas e buscar SANTIFICAR os que estão no cerco familiar natural, lembrando que SANTIFICAÇÃO sem SALVAÇÃO também não tem sentido, nem valor algum sem o pacote completo nos dado por Deus em sua CARTA CHAMADA EVANGELHO.

 

Tem muito mais coisas a serem ditas ligadas aos PROFETAS sobre este assunto, mas não quero ser longo. Caso tenham interesse sobre este assunto escreva-nos e desta maneira faremos uma séria de estudo sobre BENÇÃO & MALDIÇÃO.

 

por Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

11. jun, 2016

QUE VIDA SE PODE COMPARAR AO AMOR?

 

“Ninguém tem maior AMOR do que este: de dar alguém a sua VIDA pelos seus amigos”   João 15:13.

 

Assim como existe divisão do amor: o AMOR EROS, AMOR PHILOS e AMOR ÁGAPE também a VIDA divide-se em: VIDA BIOLÓGICA e VIDA ZOÊ.

 

É claro que a morte humana do MESTRE tem uma repercussão enorme entre os humanos e não somente entre nós, mas a própria natureza entrou em pânico vendo o sacrifício de seu CRIADOR, pois tudo foi feito por Ele e para Ele (João 1).

 

A morte humana do MESTRE traz tristeza e uma apelação emocional enorme no PRIMEIRO HOMEM, ou seja, o HOMEM NATURAL ou ANIMAL, mas não passa disto: uma apelação emocional e uma repercussão exatamente por serem humanos. Mas será que o MESTRE quer ser visto ou reconhecido como HUMANO ou está claro que Ele veio como o SEGUNDO ADÃO? Não é o PRIMEIRO HOMEM (Adão) da terra e o SEGUNDO HOMEM (Jesus) do céu? (1ª Coríntios 15:47). Não é o primeiro a alma vivente e o segundo o espírito vivificante? (1ª Co. 15:45).

 

É claro que os religiosos chegaram até ao MESTRE HUMANO e ficaram presos (limitados) na CRUZ, fazendo os religiosos sua troca nefasta: assumiram a crucificação, portanto ainda estão sob a dívida que o MESTRE pagou pregando-a na CRUZ (Cl. 2:14). Não aceitaram a oferta da CRUZ. Optaram por ficar com os sacrifícios do CALVÁRIO. Evidente pela vida que vivem e mensagens que pregam, que não foram tirados do MONTE DAS CAVEIRAS, portanto não chegaram até ao túmulo emprestado de Arimatéia, não ressuscitaram ainda para estarem neste contexto: “Quem está em Cristo já passaram desta para a outra vida”, afinal CRISTO quer dizer UNGIDO.

 

É exatamente isto que o MESTRE ensina em sua ESCOLA quando diz: “Ninguém tem maior AMOR do que este: de dar alguém a sua VIDA (Zoê) pelos seus amigos”. Neste texto contem três palavras importantíssimas na HERMENÊUTICA do MESTRE:

 1ª – AMOR;

 2ª – VIDA e

 3ª – AMIGOS.

 

Estas três palavras estão associadas, isto é, não dá para separá-las, pois se assim acontecesse o AMOR ÁGAPE não existiria. AMOR ÁGAPE tem estas vertentes que mantém o mundo de pé. Jesus não poderia ter dado ao homem somente a VIDA BIOLÓGICA, pois Ele perdeu esta vida exatamente para nos dá a ETERNA e está escrito: “Quem não perder esta vida humana não terá a VIDA ETERNA”. E, quanto à palavra AMIGOS, seria bom lembrarmos que as coisas do Pai, disse Jesus, “Eu as revelei aos meus AMIGOS”, pois Ele também nos disse que não nos chamaria mais de servos, mas de AMIGOS.

 

As religiões adotam a palavra irmãos, no entanto entre irmãos, inclusive na BÍBLIA, as grandes traições sempre são entre estes irmãos. Se buscarmos na história veremos até agora, em nossos dias, Israel em luta contra seus irmãos, os árabes. A guerras religiosas se dão entre os irmãos religiosos que deveriam amar e conviver com suas diferenças. Que importa os que usam chapéus e outros não? Se uns cortam cabelo, barbas e outros não? Se uns separam sábado e outros domingo? Não são todos eles religiosos, portanto irmãos?

 

O MESTRE diz neste texto que ninguém tem maior AMOR quando doa a VIDA para seus AMIGOS. VIDA neste caso, ou melhor, dizendo, LUZ para quem vive em trevas e são as trevas que faz o HOMEM PECAR ou errar. Quando agimos atirando para todos os lados, buscando um alvo isto quer dizer que estamos sem direção. Quando acabamos com nossa munição temos em mãos apenas o objeto que atira. É aí que a desesperança, ódio, frustração, medo, angústia e etc se apoderam de nossa mente. É aí neste ponto crucial que nossa VONTADE e EMOÇÃO passam a ter sentimentos nocivos ou negativos.

 

O MESTRE deixa bem claro que Ele não veio fazer uma revolução política ou mesmo ambiental, seu trabalho vem resgatar a ALMA HUMANA, pois é dela que procede todos os males ou bens, portanto, segundo a ESCOLA DO MESTRE, se curamos as nascentes salvamos os rios.

 

Não podemos deixar a HUMANIDADE PREGADA NA CRUZ, precisamos levar todas nossas misérias até o sepulcro e enterrar todos os nossos erros já pagos na CRUZ e assim, numa metamorfose fantástica ressuscitarmos. Desta forma teremos a VIDA ABUNDANTE que só é possível depois de transformados, fazermos partes, como membros restaurados do corpo do MESTRE, cabeça única da IGREJA

 

por Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

 

27. mai, 2016

O PODER EXPLÍCITO NO HOMEM

 

"SENHOR, se QUERES, BEM PODES LIMPAR-ME... Quero; sê limpo... e desapareceu a lepra".  Lucas 5:12,13.

 

Precisamos entender:

Sobre mim a SENHORIDADE ABSOLUTA do SENHOR;

Sobre mim o BEM do SENHOR;

Sobre mim O PODER ABSOLUTO DO SENHOR;

Sobre mim A FÉ do poder nEle em curar-me e

Sobre mim a VONTADE dEle em atender-me.

 

Mas acima de todos estes cinco tópicos existe uma grande verdade passada para nós nesta aula de nosso MESTRE:

 

1ª- Quando falamos em SENHORIDADE ABSOLUTA estamos dizendo estar debaixo da JUSTIÇA DE SEU REINO e não sob os erros profanos das invenções humanas. Ter muito cuidado em não ESPETACULAR o que exatamente Ele nos pediu para manter em silêncio, por exemplo a cura: "Ordeno-lhe que a ninguém o dissesse. Mas disse-lhe: Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela sua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho" (v.14). Vá e testemunhe aos chefes religiosos, pois a FÉ deles está no que vêem, e nunca no que ouvem. Faça as oblações determinadas por Moisés, pode ser que você não seja castigado. Os religiosos acreditam nas obras feitas na carne, nada entendem das obras realizadas na alma.

 

2ª- O BEM DO SENHOR não está nas obras paliativas, mas na origem sempre na alma que ataca, posteriormente o físico, daí Hebreus 4:12 quando fala da ESPADA DO ESPÍRITO que dividi alma e espírito para depois atingir juntas e medulas.

  

3ª- O PODER ABSOLUTO DO SENHOR não precisa esta nele, pois é inerente dEle, mas em nós, pois está escrito: se nós estivermos nEle e suas palavras em nós tudo que for pedido nos será feito, inclusive a cura. (João 15:7)

 

4ª- Não é a FÉ a ferramenta usada por alguém, não é dois ou três em comunhão, que o faz junto de nós que opera milagres? (Mateus 18: 18-20, Hebreus 11:1)

 

5ª A VONTADE é um dos tripés da alma. VONTADE, querer e receber isto não quer dizer o pacote que nasce desta COMUNHÃO, outro tripé, mas agora do ESPÍRITO que faz as coisas acontecerem?

 

Percebam que esta história se dá no início do MINISTÉRIO TERRENO DO MESTRE. O MESTRE estava ensinando a PRÁTICA da VONTADE no homem. Estava ensinando aos seus APÓSTOLOS que junto dEle, em COMUNHÃO com Ele a PRÁTICA com a força de VONTADE munida de CONHECIMENTO da real razão de sua vinda entre os homens fariam suas necessidades mantidas, afinal Ele ficaria pouco tempo e este tempo precisava ser bem trabalhado e por isto as curas, pescas abundantes, ressurreição de mortos, acalmar o mar mostrando a submissão da natureza ao homem, senhor da criação... Eram aulas primárias. Não podiam, como os sacerdotes, escribas, doutores da lei, oblações de Moisés continuarem como a máxima de seu MINISTÉRIO NA TERRA, teriam que aprender aulas mais profundas, pois estes milagres ou obras humanas, após o aprendizado acadêmico, fariam maiores que ele.

 

A VONTADE do homem é soberana no REINO DO PAI, notem que o leproso estava esgotado, sem perspectiva alguma, abandonado por sua comunidade judia, seus mentores, sacerdotes, já o abandonaram por muito tempo, daí o testemunhar para eles e ainda referenciando a Moisés para que estes, embora o vendo limpo, não o rechaçasse como impenitente por não ofertar. Aliás, crentes que hoje não ofertam não podem pertencer ao arraial dos evangélicos.

 

“Se você QUER ser limpo eu também QUERO”: Percebem a COMUNHÃO na VONTADE? Este homem já estava sabendo dos milagres realizados por Jesus. Sabia da primaridade exatamente por sua alma cansada de tanto buscar salvação e não é ai que entramos na ESCOLA DOS APÓSTOLOS que nos ensina que a tribulação produz paciência e esta a experiência, nos levando à VONTADE de buscar a ESPERANÇA da LIBERDADE?

 

O MESTRE disse que somente a VERDADE nos libertaria no poder existente no EVANGELHO. Se falou em LIBERDADE é por saber que todo homem que o segue precisa e deve ter em sua marca a ausência de algemas. Sabia que o homem, e por isto foi para a cruz, exatamente para tirar seu tesouro ruim amontoado por longos e longos milênios. O homem precisava buscar o TESOURO NO CÉU e colocar em seu coração que, em suas quatro divisões, permite o homem ser PLENO: MENTE, VONTADE EMOÇÃO e CONCÎENCIA.

 

O MESTRE, nesta aula, nos ensina que não é a cura, fator primário de seu COLEGIADO, a marca de seu MAGISTÉRIO E MINISTÉRIO, mas sim a VONTADE fazendo ponte com a CONCIÊNCIA na descoberta de todos os males encontrados nos homens vem de suas próprias invenções e que estas invenções mantém o estado de primariedade não deixando o homem descobrir o PODER EXPLICITO existente em sua IMAGEM e SEMELHANÇA que vem de Deus. Paulo nos dá base para isto quando diz que existimos antes da fundação do mundo, pois saímos dEle já com suas bênçãos em nossas vidas e bênçãos espirituais em caridade (Ef. 1:3.4). Portanto, enquanto nos mantermos no PRIMÁRIO da BÍBLIA e não nos aprofundamos no EVANAGELHO, poder de Deus, estaremos fabricando doenças, pobrezas e outras misérias sob a influência das invenções humanas e não descobrindo a FONTE DE ÁGUA VIVA, vindo do TRONO DE DEUS, e, sob estes escombros mentirosos vindo das religiões, esta água desesperada, como chafariz, deseja vir à tona para que todos bebam, inclusive você.

 

por Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida

13. mai, 2016

NOSSA VELHA E CANSADA ALMA

 

“Pois que aproveita ao homem ganhar o MUNDO INTEIRO, se perder a sua ALMA? Ou o que dará o homem em recompensa da sua ALMA?”  Mateus 16:26

 

“... ALMA, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.... Louco, esta noite te pedirão a tua ALMA, e o que tens preparado para quem será?”   Lucas 12:19-20.

 

A ALMA é um dos corpos existentes na TRINDADE HUMANA: FÍSICO; ALMÁTICO E ESÍRITUAL (Hb. 4:12; 1ª Ts. 5:23 e Lc.1:46, 47). Também na alma existe a tríplice natureza que dirige e compõe o homem: MENTE, VONTADE E EMOÇÃO.

 

Entre tantas divisões importantes, gostaria de falar sobre a chamada EMOÇÃO, esta divisão importantíssima de nossa ALMA.

 

Ela, a EMOÇÃO, pode ser dividida em duas partes, a que chamamos NOCIVA e a que chamamos SALUTAR. De qualquer forma a EMOÇÃO é responsável por nossa saúde ou doença física e psíquica.

 

O BEM e o MAL estão dentro de cada um de nós, afinal é de dentro do homem que procede o BEM E O MAU via EMOÇÃO. (Mt 15:19, Mc 7:21, Gl 5:19, Rm 7:18, Tg 1:13-15)

 

É claro que nossas EMOÇÕES não têm vida. Eu comparo a EMOÇÃO a um CARRO. Ele precisa de combustível, bateria, rodas, volante, freio e etc., mas o que lhe dá norte é o homem que o dirige.

 

Nossa MENTE, sem dúvida, seria o motorista de nossa EMOÇÃO, como disse a EMOÇÃO não tem vida por si memo.

 

Somos absolutos e, portanto, responsáveis por todos os atos com suas conseqüências em nossas vidas. Tivemos nosso tempo de infância, adolescência e juventude, e agora, como adultos o tempo para nos colocarmos em julgamento o que foi e o que será necessário tirar, tanto as sementes plantadas em nosso tempo de ignorância, quer dizer, tempo que ignorávamos, e agora, nosso tempo racional. Não é sem sentido que Paulo nos pede para julgarmos a nós mesmos. (Rm 14:12-13, 1 Coríntios 11:28)

 

Nossa MENTE é fantástica, mas sofreu na experiência quando usando o seu LIVRE-ARBÍTRIO, criou invenções e nestas pagou, pecando, ou errando em seu julgamento carnal, com sua prisão em seu próprio corpo – O GRANDE CATIVEIRO DA IMAGEM E SEMELHLANÇA DE DEUS.

 

O HOMEM pecou, isto é, errou o alvo, que sempre foi o retorno a Deus. Destituído ficou da GLÓRIA DE DEUS (Rm. 3:23). Este erro deixou nossa ALMA em estado CAÓTICO, isto é, sem nenhuma noção de quem éramos antes da fundação do mundo (Ef. 1:3ss). Independentemente deste estado CAÓTICO ainda existem todas as ferramentas SALUTARES dentro do homem a espera do resgate e isto já aconteceu, é somente olharmos em Colossenses 2:14ss e certificarmos disto.

 

Nosso LIVRE-ARBÍTRIO continua intacto. DEUS, através de seu FILHO JESUS, nos deu o EVANGELHO o único mapa do homem que é capaz de nos fazer voltar a nossa ORIGEM VERDADEIRA. Ele, o EVANGELHO está na BÍBLIA desde GÊNESIS ao APÓCALIPSE.

 

É neste LIVRE-ARBÍTRIO que a TRIPLECE NATUREZA HUMANA funcionará. Terei a VONTADE QUE DESEJAR. Terei em minha MENTE o que desejar colocar e será com esta MENTE e VONTADE que dirigirei minha EMOÇÃO.

 

Sem o EVANGELHO você nunca saberá o que estará levando em seu carro – EMOÇÃO: se as EMOÇÕES NOCIVAS ou as EMOÇÕES SALUTARES. Você poderá estar caminhando erradamente, sem destino algum. Não saberá frear ou conduzir suas emoções acertadamente. Sua MENTE e VONTADE NOCIVA farão de suas EMOÇÕES armas que o conduzirá a morte moral, social, física e espiritual.

 

Não existe nenhum outro elemento que nos fira tanto, que nos leva ao lixo moral, às doenças psíquicas e físicas além de nossas EMOÇÕES. Portanto está na hora de parar um pouco. Freia seu carro, use o volante e o leve para o acostamento, use o DOMÍNIO PRÓPRIO, FRUTO DO ESPÍRITO, faça uma conexão, usando a CONSCIÊNCIA e descubra as suas OBRAS DA CARNE e o ESPÍRITO DE DEUS falará ao seu espírito. Peça ajuda, pois havendo dois ou três, Jesus ali estará e ai sim, tudo que você pedir lhe será concedido.

 

O MESTRE diz que nada adiantará para você conseguir tudo e perder a sua ALMA. De nada lhe adiantará comer, beber e folgar sua ALMA se você a perderá tão cedo, portanto dê uma olhadinha em suas EMOÇÕES e serão elas, o termômetro de sua ALMA.

 

por Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida