13. mai, 2016

ESCOLA DO MESTRE: EMOÇÕES - Aula 111

NOSSA VELHA E CANSADA ALMA

 

“Pois que aproveita ao homem ganhar o MUNDO INTEIRO, se perder a sua ALMA? Ou o que dará o homem em recompensa da sua ALMA?”  Mateus 16:26

 

“... ALMA, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.... Louco, esta noite te pedirão a tua ALMA, e o que tens preparado para quem será?”   Lucas 12:19-20.

 

A ALMA é um dos corpos existentes na TRINDADE HUMANA: FÍSICO; ALMÁTICO E ESÍRITUAL (Hb. 4:12; 1ª Ts. 5:23 e Lc.1:46, 47). Também na alma existe a tríplice natureza que dirige e compõe o homem: MENTE, VONTADE E EMOÇÃO.

 

Entre tantas divisões importantes, gostaria de falar sobre a chamada EMOÇÃO, esta divisão importantíssima de nossa ALMA.

 

Ela, a EMOÇÃO, pode ser dividida em duas partes, a que chamamos NOCIVA e a que chamamos SALUTAR. De qualquer forma a EMOÇÃO é responsável por nossa saúde ou doença física e psíquica.

 

O BEM e o MAL estão dentro de cada um de nós, afinal é de dentro do homem que procede o BEM E O MAU via EMOÇÃO. (Mt 15:19, Mc 7:21, Gl 5:19, Rm 7:18, Tg 1:13-15)

 

É claro que nossas EMOÇÕES não têm vida. Eu comparo a EMOÇÃO a um CARRO. Ele precisa de combustível, bateria, rodas, volante, freio e etc., mas o que lhe dá norte é o homem que o dirige.

 

Nossa MENTE, sem dúvida, seria o motorista de nossa EMOÇÃO, como disse a EMOÇÃO não tem vida por si memo.

 

Somos absolutos e, portanto, responsáveis por todos os atos com suas conseqüências em nossas vidas. Tivemos nosso tempo de infância, adolescência e juventude, e agora, como adultos o tempo para nos colocarmos em julgamento o que foi e o que será necessário tirar, tanto as sementes plantadas em nosso tempo de ignorância, quer dizer, tempo que ignorávamos, e agora, nosso tempo racional. Não é sem sentido que Paulo nos pede para julgarmos a nós mesmos. (Rm 14:12-13, 1 Coríntios 11:28)

 

Nossa MENTE é fantástica, mas sofreu na experiência quando usando o seu LIVRE-ARBÍTRIO, criou invenções e nestas pagou, pecando, ou errando em seu julgamento carnal, com sua prisão em seu próprio corpo – O GRANDE CATIVEIRO DA IMAGEM E SEMELHLANÇA DE DEUS.

 

O HOMEM pecou, isto é, errou o alvo, que sempre foi o retorno a Deus. Destituído ficou da GLÓRIA DE DEUS (Rm. 3:23). Este erro deixou nossa ALMA em estado CAÓTICO, isto é, sem nenhuma noção de quem éramos antes da fundação do mundo (Ef. 1:3ss). Independentemente deste estado CAÓTICO ainda existem todas as ferramentas SALUTARES dentro do homem a espera do resgate e isto já aconteceu, é somente olharmos em Colossenses 2:14ss e certificarmos disto.

 

Nosso LIVRE-ARBÍTRIO continua intacto. DEUS, através de seu FILHO JESUS, nos deu o EVANGELHO o único mapa do homem que é capaz de nos fazer voltar a nossa ORIGEM VERDADEIRA. Ele, o EVANGELHO está na BÍBLIA desde GÊNESIS ao APÓCALIPSE.

 

É neste LIVRE-ARBÍTRIO que a TRIPLECE NATUREZA HUMANA funcionará. Terei a VONTADE QUE DESEJAR. Terei em minha MENTE o que desejar colocar e será com esta MENTE e VONTADE que dirigirei minha EMOÇÃO.

 

Sem o EVANGELHO você nunca saberá o que estará levando em seu carro – EMOÇÃO: se as EMOÇÕES NOCIVAS ou as EMOÇÕES SALUTARES. Você poderá estar caminhando erradamente, sem destino algum. Não saberá frear ou conduzir suas emoções acertadamente. Sua MENTE e VONTADE NOCIVA farão de suas EMOÇÕES armas que o conduzirá a morte moral, social, física e espiritual.

 

Não existe nenhum outro elemento que nos fira tanto, que nos leva ao lixo moral, às doenças psíquicas e físicas além de nossas EMOÇÕES. Portanto está na hora de parar um pouco. Freia seu carro, use o volante e o leve para o acostamento, use o DOMÍNIO PRÓPRIO, FRUTO DO ESPÍRITO, faça uma conexão, usando a CONSCIÊNCIA e descubra as suas OBRAS DA CARNE e o ESPÍRITO DE DEUS falará ao seu espírito. Peça ajuda, pois havendo dois ou três, Jesus ali estará e ai sim, tudo que você pedir lhe será concedido.

 

O MESTRE diz que nada adiantará para você conseguir tudo e perder a sua ALMA. De nada lhe adiantará comer, beber e folgar sua ALMA se você a perderá tão cedo, portanto dê uma olhadinha em suas EMOÇÕES e serão elas, o termômetro de sua ALMA.

 

por Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida