11. jun, 2016

ESCOLA DO MESTRE: MAIOR AMOR - Aula 113

QUE VIDA SE PODE COMPARAR AO AMOR?

 

“Ninguém tem maior AMOR do que este: de dar alguém a sua VIDA pelos seus amigos”   João 15:13.

 

Assim como existe divisão do amor: o AMOR EROS, AMOR PHILOS e AMOR ÁGAPE também a VIDA divide-se em: VIDA BIOLÓGICA e VIDA ZOÊ.

 

É claro que a morte humana do MESTRE tem uma repercussão enorme entre os humanos e não somente entre nós, mas a própria natureza entrou em pânico vendo o sacrifício de seu CRIADOR, pois tudo foi feito por Ele e para Ele (João 1).

 

A morte humana do MESTRE traz tristeza e uma apelação emocional enorme no PRIMEIRO HOMEM, ou seja, o HOMEM NATURAL ou ANIMAL, mas não passa disto: uma apelação emocional e uma repercussão exatamente por serem humanos. Mas será que o MESTRE quer ser visto ou reconhecido como HUMANO ou está claro que Ele veio como o SEGUNDO ADÃO? Não é o PRIMEIRO HOMEM (Adão) da terra e o SEGUNDO HOMEM (Jesus) do céu? (1ª Coríntios 15:47). Não é o primeiro a alma vivente e o segundo o espírito vivificante? (1ª Co. 15:45).

 

É claro que os religiosos chegaram até ao MESTRE HUMANO e ficaram presos (limitados) na CRUZ, fazendo os religiosos sua troca nefasta: assumiram a crucificação, portanto ainda estão sob a dívida que o MESTRE pagou pregando-a na CRUZ (Cl. 2:14). Não aceitaram a oferta da CRUZ. Optaram por ficar com os sacrifícios do CALVÁRIO. Evidente pela vida que vivem e mensagens que pregam, que não foram tirados do MONTE DAS CAVEIRAS, portanto não chegaram até ao túmulo emprestado de Arimatéia, não ressuscitaram ainda para estarem neste contexto: “Quem está em Cristo já passaram desta para a outra vida”, afinal CRISTO quer dizer UNGIDO.

 

É exatamente isto que o MESTRE ensina em sua ESCOLA quando diz: “Ninguém tem maior AMOR do que este: de dar alguém a sua VIDA (Zoê) pelos seus amigos”. Neste texto contem três palavras importantíssimas na HERMENÊUTICA do MESTRE:

 1ª – AMOR;

 2ª – VIDA e

 3ª – AMIGOS.

 

Estas três palavras estão associadas, isto é, não dá para separá-las, pois se assim acontecesse o AMOR ÁGAPE não existiria. AMOR ÁGAPE tem estas vertentes que mantém o mundo de pé. Jesus não poderia ter dado ao homem somente a VIDA BIOLÓGICA, pois Ele perdeu esta vida exatamente para nos dá a ETERNA e está escrito: “Quem não perder esta vida humana não terá a VIDA ETERNA”. E, quanto à palavra AMIGOS, seria bom lembrarmos que as coisas do Pai, disse Jesus, “Eu as revelei aos meus AMIGOS”, pois Ele também nos disse que não nos chamaria mais de servos, mas de AMIGOS.

 

As religiões adotam a palavra irmãos, no entanto entre irmãos, inclusive na BÍBLIA, as grandes traições sempre são entre estes irmãos. Se buscarmos na história veremos até agora, em nossos dias, Israel em luta contra seus irmãos, os árabes. A guerras religiosas se dão entre os irmãos religiosos que deveriam amar e conviver com suas diferenças. Que importa os que usam chapéus e outros não? Se uns cortam cabelo, barbas e outros não? Se uns separam sábado e outros domingo? Não são todos eles religiosos, portanto irmãos?

 

O MESTRE diz neste texto que ninguém tem maior AMOR quando doa a VIDA para seus AMIGOS. VIDA neste caso, ou melhor, dizendo, LUZ para quem vive em trevas e são as trevas que faz o HOMEM PECAR ou errar. Quando agimos atirando para todos os lados, buscando um alvo isto quer dizer que estamos sem direção. Quando acabamos com nossa munição temos em mãos apenas o objeto que atira. É aí que a desesperança, ódio, frustração, medo, angústia e etc se apoderam de nossa mente. É aí neste ponto crucial que nossa VONTADE e EMOÇÃO passam a ter sentimentos nocivos ou negativos.

 

O MESTRE deixa bem claro que Ele não veio fazer uma revolução política ou mesmo ambiental, seu trabalho vem resgatar a ALMA HUMANA, pois é dela que procede todos os males ou bens, portanto, segundo a ESCOLA DO MESTRE, se curamos as nascentes salvamos os rios.

 

Não podemos deixar a HUMANIDADE PREGADA NA CRUZ, precisamos levar todas nossas misérias até o sepulcro e enterrar todos os nossos erros já pagos na CRUZ e assim, numa metamorfose fantástica ressuscitarmos. Desta forma teremos a VIDA ABUNDANTE que só é possível depois de transformados, fazermos partes, como membros restaurados do corpo do MESTRE, cabeça única da IGREJA

 

por Israel Sarlo

www.facebook.com/caminhoeavida