“ANIMAL DE BARRIGA CHEIA NÃO CAÇA.”
O ministério de Paulo realizado pelas cidades visitadas por ele, nos permite imaginar as dificuldades que enfrentou diante dos gregos, Judeus, romanos, um povo bárbaro que nem alma e espírito sabiam discernir, mas como disse o apostolo ''sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições por amor a Cristo, pois quando estou fraco, estou forte"
“ANIMAL DE BARRIGA CHEIA NÃO CAÇA.”
Essa expressão popular vem de encontro com o sentido real de outra expressão afirmada pelo Mestre Jesus “Bem-aventurados os pobres de espírito...” é necessário estar vazio para ser preenchido. Considerando ainda que o primeiro passo do nascer de novo é “Negar a si mesmo”, ou seja, negar sua natureza humana, a mente enganosa e destituída da essência que é Cristo em nós. Então se o seu SER está preenchido pelo homem natural/animal, ele se conforma e permanece no ciclo “natural” do homem temporal (matéria) sem perceber (dorme ou morre, por isso admoestação: “desperta tu que dormes...Levanta dentre os mortos...”) a necessidade de mudança real (no interior do homem, mudança de mente). O homem animal cheio de si, emberna nas obras da sua mente enganosa e destituída que em tudo sabota até levar a morte (a alma que erra/pecar esta é a que morre).
Vejamos então a diferença dessas duas divisões, ou seja, essas leis ou reinos que batalham no seu interior: (1 Coríntios 15)
1º ANIMAL - Aqui temos Paulo em suas cartas instruindo o homem para mudança de mente (entendimento)
Alma – mal tesouro (mente)
Não conformeis, mas TRANSFORMAI-VOS PELO RENOVAÇÃO DO ENTENDER
Alegria na tribulação...prazer na fraqueza...
Obras da carne Gl 5:19...
Minha alma me leva a história familiar
A alma morre
A alma precisa nascer de novo
2º ESPIRITUAL - Aqui temos Cristo (após cruz), servindo-se do primeiro de toda a criação sem do livre, revestido de gloria e eternidade;
Espírito – bom tesouro (consciência)
Necessário nascer de novo
Bem aventurados os pobres de espírito
Fome e sede de Justiça
Fruto do Espírito
Meu espírito me leva ao Pai
O espírito é eterno
O espirito vivifica e está pronto
OBRAS DA CARNE NÃO SIGNIFICA OBRAS DO CORPO FÍSICO (da matéria), MAS SIM DA ALMA (mente, vontade, emoção)
Produção errônea da mente, pensamentos com sentimentos;
Produção maldosa dos pensamentos viciados no erro;
Frutos ruins do mal tesouro;
Produzidas pela expressão humana – vontade;
Disfuncionalidade da mente = concupiscência = culto ao poder, ganância, culto ao prazer, ao ter, inclinação natural á vontade; Daí o corpo passa a sofrer e ser o veiculo dos resultados dessas produções;
O CAMINHO É ESTREITO pois é na alma que temos o livre arbítrio, nesta vontade viciada;
O Caminhou SOU “EU”: DESTITUIDO (LARGO) OU NOVA CRIATURA (ESTREITO)
Quem então tem nos conduzido? E Para quais caminhos nos conduzimos?
JESUS É O CAMINHO QUE LEVA A VERDADE (que liberta das suas vontades, dos maus pensamentos, das prisões emocionais), A VIDA, AO PAI.
E quem é então ou o que tem nos impedido de percorrer este caminho? É esta a questão que Paulo aborda em suas cartas.
Seriam minhas distrações meus deuses? Meus demônios? Lembrem-se: a minha alma me leva ou me mantem na minha história psíquica familiar destituída; Já o meu espírito me leva ao Pai/Deus, nEle cultivo o fruto do espírito.
(Romanos 7 mostra a inclinação do homem na obras da carne; romanos 8 revela o resultado quando me inclino para o espírito e cultivo o fruto do espirito) O que jesus feiro está pronto, nos libertou da lei do pecado.
E como é que posso me inclinar para o espírito? (metanoia)
- Não me conformando com minha natureza destituída;
- Tendo o evangelho como machado na minha raiz familiar;
- Resistir ao que se opõe ao meu espírito (ex: jesus no deserto)
- Se meus olhos forem luz, todo meu corpo será luz (espírito);
- Ser para o outro o que quero/exijo que ele seja pra mim;
- Ser grato
- Exercer a fé, etc...
O fruto é cultivado em minha mente, ele se desenvolve conforme exerço minha fé (“E sabemos que...”); no resgate já consumado/feito por mim; Quando pela fé descido NÃO ME CONFORMAR, quando decido sair da zona de conforto, quando mudo meus pensamentos, e dou forma a essas mudanças no meu dia a dia, principalmente diante daquilo que expõe o pior de mim.
Ter Cristo como alvo, espelho: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:1,2
Nossa luta é invisível, começando ao resistir a conformidade com o erro.
Para isso temos a ARMADURA. “Revesti do senhor e da força do seu poder”. (Ef 6:10...)
(Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:11-13)
Por meio do estudo de 2 Coríntios, descobrimos que esta carta está ligada à toda escritura. Vejamos os aspectos que ela nos revela da escritura:
ASPECTOS IMPORTANTES que chamo de "VIVER NO ESPIRITO", isto é: estar sob orientação do ESPÍRITO HUMANO para desfrutar ou experienciar Cristo abundantemente.
Os aspectos que simbolizam o viver em espírito e ser pessoas no espírito:
1. Cativo
2. Cartas
3. Espelhos
4. Vasos
5. Embaixadores
6. Cooperadores
7. Templos
8. Virgens
9. Os que amam a Igreja
Esses aspectos simbolizam o que é “sermos trabalhados por Deus e em Deus” e sermos constituídos Ministros da Nova Aliança.
Estas características nos colocam como ferramentas para o uso de Deus na terra, afinal Ele amou o mundo que deu ou presenteou seu Filho e este (Cristo) nos usa para provar tal amor.
Como isto seria capaz? Note, estamos, paralelamente, trabalhando com o HOMEM NATURAL para tirar dele o seu ESPÍRITO HUMANO para que o ESPÍRITO SANTO o faça entender, via este espírito a sua natureza - "FRUTO DO ESPÍRITO" anulando assim a ação devastadora das "OBRAS DA CARNE".
I CORÍNTIOS 2:10-16
PRESTEM A ATENÇÃO NESTE TEXTO, EXAMINE-O CUIDADOSAMENTE E, TENHO CERTEZA, QUE SEU ENTENDIMENTO SE ABRIRÁ MUITO EM RELAÇÃO A SEGUNDA CARTA.
Efésios 1:4 - "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor" (Ef.1:4).
ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO EU EXISTA COMO UM SER IMORTAL - A ETERNIDADE ESTÁ EM MIM, apenas me vesti por algum tempo com os trajes da MORTALIDADE e juntamente com eles as suas OBRAS COMUNS onde voou baixo me ferindo no chão, em suas pedras e espinhos.
Assim que acordamos desta viagem, descobrimos a ETERNIDADE em nós e aí o voo é para cima e o desfruto do FRUTO DO ESPÍRITO adocica nossas vidas ao entender que daremos conta de nossa missão e responder quando o Pai nos indagar deste tempo na terra como passageiros vestidos de humanidade.
Nossa mudança interior (METANOIA) mudará o mundo exterior (METAMORFOSE) assim como Pedro e Paulo testemunham: 2Pd. 3:8-18 e Rm. 8:18-23.
"TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DE SEU ENTENDIMENTO".
Romanos 12:2 - "Transformar" entendimento significa não se conformar com o entendimento coletivo que desrespeita a individualidade de cada um, afinal não é o indivíduo que prestará contas? O famoso “lavar as mãos” dai culpa-se outro, ou Deus ou o “Demonio”. Essa zona de conforto é o estado psíquico que tira nossas responsabilidades (nos torna DORMENTES ou Adormecidos – desperta tu que dormes, Cristo te esclarecerá... Ef 5:13-15) transferindo culpas para outros.
Cada um de nós é parte de Deus "O PAI DAS LUZES" e, fomos chamados de "Luz do mundo", portanto somos lâmpadas importantes, peças de altíssimo valor e o conhecimento falado nos textos em Provérbios caps 8 e 9 são óleo para estas lâmpadas. Lâmpadas sem combustível nada serve, pois não tem calor e nem luminosidade e sem estes dois elementos morreremos de frio e nos perderemos no escuro de nossas ignorâncias.
(ICo. 2:4-9) "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; ... Paulo explica exatamente isto.
Foi feita uma aliança inalterada: (Hb. 8:10-13). Uma aliança de resgate, filiação.
Prestem a atenção na palavra cheiro aroma ou perfume. Cheiro da morte e da vida - fantástico. II Co. 2:14-17
O espírito humano é a identidade de Deus em mim. É no espirito humano que eu cultivo o fruto do Espirito.
Nosso CORPO FÍSICO é apenas embalagem de barro que guarda dois tesouros: ALMA E ESPÍRITO.
Minha alma guarda o meu livre-arbítrio, nela está minha vontade, minha mente e emoção e são nestes compartimentos que operam as obras da carne, mas se, através da mudança do entendimento -METANOIA, então a CONCIENCIA, compartimento do espírito, e divisão importante do coração, que é usada como ponte para a ação do FRUTO DO ESPÍRITO.
Eu cultivo sim, em minha alma o FRUTO DO ESPÍRITO.
O bom homem de seu bom tesouro –espírito- tira o que é bom; O mal homem de seu mal tesouro -Alma - tira as obras da carne.
Referencias:
I CORÍNTIOS 2: 4-16
EFÉSIOS 1:4
2 PEDRO. 3:8-18
ROMANOS 8:18-23
ROMANOS 12:2
EFÉSIOS 5:13-15 / ROMANOS 13:11 – os que dormem
HEBREUS 8:10-13 - Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
Comentários mais recentes