20. nov, 2017

O CORPO DE CRISTO

Já abordamos sobre as três ESCOLAS BÍBLICAS e a ESCOLA RELIGIOSA, essa última tão cheia de políticas, costumes, folclores, misticismos, ideologias, sacrifícios e etc, no entanto quero falar do CORPO DE  CRISTO - A IGREJA, tendo como “PEDRA FUNDAMENTAL” JESUS, a Pedra que os edificadores humanos deixaram de lado. Este CORPO, ou seja, a IGREJA tem nos humanos “NASCIDOS DE NOVO” as três ESCOLAS PRINCIPAIS:

1- A ESCOLA PROFÉTICA;

2- A ESCOLA DO MESTRE e

3- A ESCOLA APOSTÓLICA.

 

Todo o humano “NASCIDO DE NOVO” vivemem “guerra” particular/íntima, embora sendo “MEMBRO DESTE CORPO”. Vive em guerra por estar ainda tabernaculizado, isto é, tem seu espírito (CARÁTER & DIVINDADE de Deus) preso no CORPO DA ALMA, que está ligado pelos SENTIDOS e SENTIMENTOS, ligado ao CORPO FÍSICO que, aliás, se torna escravo do CORPO ALMATICO que não tem a direção do EVANGELHO que, em código, está nas três ESCOLAS ditas acima. As religiões naturais das suas ESCOLAS assumem as mentes humanas deixando-as algemadas em suas prisões psicológicas.

 

É claro que o CORPO DE CRISTO - A IGREJA aqui na terra só é completa quando seus três CORPOS agem em harmonia, pois “VIDA ABUNDANTE” só existirá nestes três CORPOS em unidade, do contrário haverá defasagem no CORPO DE CRISTO, ou seja, desarmonia na IGREJA tornando-a apenas uma religião e incompleta.

Quando Paulo fala aos irmãos de TESSALÓNICA sobre a IGREJA, a oração dele é: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo” (1ª Ts.5:23).

Percebam que Paulo ora pelos 03 CORPOS, pedindo santificação para os três: ESPÍRITO, ALMA e CORPO.

 

Em Hebreus 4:12 também temos a mesma oração: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Já nesta oração o pedido é explicativo nos ensinando que o EVANGELHO nas TRÊS ESCOLAS CRISTÃS tira a Alma do caos, separando-a do CORPO FÍSICO (juntas e medulas), levando-o do estado de submissão das “OBRAS DA CARNE” à frequência alta do “FRUTO DO ESPÍRITO”.

O EVANGELHO neste texto aos HEBREUS é chamado de “ESPADA DE DOIS GUMES” que entra e divide os três  CORPOS preparando-os para se tornarem, em comunhão, um só membro para um só corpo - IGREJA “CORPO DE CRISTO”.

 

Estes três CORPOS: físico, Alma e espírito são de suma importância. Eles três, tricotomia, perfazem e fazem a existência da IGREJA.

Seu CABEÇA é O MESTRE, o qual passou por quatro processos:

1- FOI DEUS ANTES DE SER VERBO;

2- FOI FÍSICO DEPOIS QUE SE TORNA VERBO;

3- FOI ALMA QUANDO PASSOU A TER SENTIMENTO e

4- FOI ESPÍRITO (com “e” minúsculo) QUANDO SE RENDEU AO PAI.

 

Como humanos temos apenas três CORPOS, mas, se estendermos o que Paulo destaca em Efésios 1, entenderemos que “estávamos nEle antes da fundação do mundo”, portanto “Éramos DEUS” - TEMOS SIM QUATRO CORPOS e Cristo nos veio habilitar à voltarmos ao nosso estágio primeiro: “Eu e o Pai somos um...”

Agora note a oração de Jesus em João 17: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. (Jo.17:21).

Prestem atenção no versículo 5 de João 17: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jo.17:5).

Percebam as palavras nos dois textos:

“SANTIFICA-OS” e “GLORIFICA-OS”.

E deslumbram se faltam ou não um outro CORPO? E NÓS NASCIDOS DE NOVO vamos buscá-lo pelo único CAMINHO chamado JESUS.

 

Quem somos nós portanto? UM MARAVILHOSO ORGANISMO já pronto, precisando de nos juntarmos e nos ORGANIZARMOS.   “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Ef.5:16).

“Ninguém vos domine a seu belprazer com pretexto de humilhação e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão. E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus” (Cl.2:28,19).

Prestaram bem atenção no que Paulo nos ensina: Cuidado com as religiões e com suas vans maneiras de ensinar, não ligadas ao CABEÇA da IGREJA a ORGANIZAÇÃO que tem suas juntas e ligaduras crescendo em aumento a Deus.

 

Não haverá eternidade em nossa alma em Deus se cada um de nós não eternizarmos o que “nos é lícito” e não o que só nos “convém”. É hora deste “ORGANISMO VIVO” entender que missão do EVANGELHO começa em nossa convivência diária com nossa família e depois com os humanos que convivemos todos os dias. Se vivermos o “DOMÍNIO PRÓPRIO” nossa vida ensinará o próximo a ter “DOMÍNIO PRÓPRIO” e esta é a primeira lição das três ESCOLAS CRISTÃS. Isto é evangelizar, colocar brasas sobre nossas cabeças e apagar multidões de pecados ou nossos erros.

 

Se quisermos ter vida abundante, isto é, nos nossos três corpos, vamos nos organizar, sair de quatro paredes ou trazer gente para dentro destas paredes não por convite ao grupo, mas por sermos exemplos e viver nosso DOMÍNIO PRÓPRIO que faz com que outros nos olhem diferentes dos olhares que veem os religiosos tão cheios de contradições. Cada um de nós fomos atraídos por vidas mudadas. Dessa mesma forma, outros virão até AO CABEÇA DA IGREJA, através de membros ligados em Deus.

Fica aqui minha reflexão sobre “CORPO DE CRISTO”.

 

Por Israel Sarlo

www.ocaminhoeavida.com

www.facebook.com/caminhoeavida